Prémio Joaquim de Carvalho atribuído a Ana Cristina Araújo

15 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Prémio Joaquim de Carvalho atribuído a Ana Cristina Araújo

A obra Resistência Patriótica e Revolução Liberal 1808-1820, da autoria da Doutora Ana Cristina Araújo, Professora Associada com Agregação do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, é a vencedora da 14ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O livro centra-se na história política e das ideias e explora discursos de um tempo marcado pela eclosão e pela memória da Revolução Francesa. Destaca-se a perspetiva transnacional que demonstra como a temporalidade revolucionária, reavivada pelas campanhas napoleónicas na Península Ibérica, foi revestindo manifestações polissémicas e conflituais. A obra explora os fatores convergentes do processo político peninsular e, na enunciação conflitual do campo político, confirma a permanência de crenças e símbolos profundamente enraizados na sociedade portuguesa.

A forma como estes aspectos são analisados, no contexto social, cultural e institucional do século XIX em Portugal, constitui um contributo original e singular para o avanço do conhecimento na área, estimulando futuras investigações e contribuindo de modo notável para a missão do Departamento.

Partilhe