Destaque Espaço: Colégio de São Jerónimo

21 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

O Colégio de São Jerónimo foi um dos primeiros colégios universitários construídos na alta de Coimbra, a partir de 1565. Projetado pelo arquiteto Diogo de Castilho, integrava — como os restantes colégios erguidos na cidade após a transferência definitiva da Universidade, em 1537 — um conjunto alargado de dependências necessárias à vida dos estudantes: para além da igreja e do claustro, espaço central e organizador, contava com uma sala do capítulo, uma sala de aula, a livraria, o dormitório, o refeitório, a cozinha e os armazéns.

A sua linguagem renascentista, particularmente visível no claustro, é atualizada no decorrer do século XVIII, com a introdução do portal, da emblemática escadaria de aparato, dos vastos revestimentos de azulejos e das molduras das janelas.

Carregue sobre as imagens para ampliar.

No ângulo da fachada virada ao Largo D. Dinis, destaca-se o arranque de um arco de grandes dimensões, erguido na sequência do terramoto de 1755 para estabilizar o castelo da cidade, que lhe ficava fronteiro e que seria destruído no âmbito das obras da Reforma da Universidade de Coimbra, a partir de 1772.

Após 1834 e a extinção das ordens religiosas o Colégio sofreu grandes transformações, a principal das quais decorrente da sua reutilização pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, função que cumpriu até 1985. Atualmente, e em processo de requalificação, integra vários cursos da Faculdade de Letras, entre os quais o de Estudos Artísticos.

Colégio de S. Jerónimo
3004-530 Coimbra