iDanha: Novos links, novas leituras históricas criativas

15 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

Conhecer Idanha-a-Velha desde a Antiguidade através das novas tecnologias é a proposta central do projeto iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas, coordenado pelo Diretor e docente do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (DHEEAA), Pedro C. Carvalho.

O projeto vai desenvolver, até junho de 2025, aplicações tecnológicas que permitam melhorar a qualidade da visita a esta Aldeia Histórica, que é também um importante Monumento Nacional, e um documentário. Pretende ainda organizar uma festa comunitária, que vai envolver toda a comunidade local e dar a conhecer os resultados do projeto.

Liderado pela UC (III), este projeto conta com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Liga de Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, como parceiros institucionais, e será desenvolvido em estreita articulação com as comunidades locais, os agentes económicos e culturais locais e empresas de referência, num claro compromisso com a produção de conhecimento científico inovador, interdisciplinar, colaborativo e socialmente responsável.

Participam também neste projeto vencedor da edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), os docentes do DHEEAA, Armando Redentor e Ricardo Costeira.

Foto de @Rui Pedro Lamy

Partilhe