EGI Talks@DEM-UC

Dia 27 de Abril, nova EGI Talk com a Joana Matos Dias (FEUC).

22 abril, 2022≈ 4 mins de leitura

DEM

© DEM

A próxima EGI Talk realiza-se no dia 27 Abril, pelas 14:00, no formato online:

LINK: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82486767118?pwd=cHpmdmN5QnZOUEZWVHRGZ1JwTHlKUT09

Esta sessão terá como oradora a Joana Matos Dias da FEUC.

Tema:

A importância da optimização da localização dos veículos de emergência na melhoria da cobertura de serviço

Resumo/Summary

As decisões que envolvem localização de equipamentos são, habitualmente, decisões estratégicas, com implicações a médio e longo prazo, e que obrigam a avultados investimentos. Em muitos contextos em que estas decisões aparecem torna-se importante ter explicitamente em conta a incerteza, pois não é possível conhecer de forma determinística todos os dados do problema.

Nesta apresentação vai apresentar-se um problema de tomada de decisão com incerteza no contexto da localização de veículos de emergência, em que o objectivo primordial é garantir a melhor cobertura possível: o veículo adequado deve chegar o mais depressa possível ao local onde o episódio de emergência ocorreu. Vai salientar-se a necessidade de se considerar de forma explícita a influência de outras decisões, como as de afectação de veículos a episódios, e mostrar-se o impacto que estas decisões de localização podem realmente ter em termos de garantia de cobertura do serviço. Os modelos e algoritmos desenvolvidos vão ser ilustrados com base em dados reais.

Joana Matos Dias é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.  É licenciada em Engenharia Informática (Universidade de Coimbra, 1996), mestre em Investigação Operacional (Universidade de Lisboa, 2000), mestre em Finança Quantitativa (University of London, 2011) e doutorada em Ciências da Gestão (Universidade de Coimbra, 2006). Tem sido responsável por várias unidades curriculares como informática, logística, investigação operacional, modelação em gestão, ou simulação. É também investigadora do INESC-Coimbra. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos modelos de suporte à decisão, investigação operacional aplicada a problemas de saúde, otimização combinatória, e otimização multiobjetivo.