/ MESTRADOS

Mestrado em Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade

Vídeo de apresentação do curso

Eis o que pode fazer:

Apresentação

Os efeitos das alterações climáticas afetam os territórios e as atividades económicas relacionadas, em particular os sistemas de produção agroalimentares englobando também a aquacultura e as pescas. Neste cenário é importante realçar a existência de um património natural nacional de importante valor que encerra recursos genéticos endógenos pouco explorados com um elevado potencial de inovação, valorização, diversificação e expansão. Neste contexto, o Mestrado em Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade oferece uma especialização avançada, inter e multidisciplinar, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados que possam aumentar o conhecimento e valorizar os recursos biológicos endógenos, em particular da região Centro, e assim contribuir ativamente para a dinamização e o desenvolvimento sustentável do território.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Espacial Obrigatória Interdisciplinar 6
Valorização de Recursos e Serviços do Ecossistema Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Recursos Genéticos Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Ecologia das Populações Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Opção 1 Opcional
O estudante deverá escolher uma ou mais cadeiras de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS.
Biodiversidade e Gestão de Habitats Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Ética e Legislação Opcional Interdisciplinar 3
Valorização e Gestão Sustentável dos Recursos Micológicos Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio Opcional Interdisciplinar 3
Melhoramento das Plantas Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Curso de campo em Ecossistemas Mediterrâneos Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Tópicos avançados em Ecologia Aplicada Opcional Interdisciplinar 6

1º ANO - 2º Semestre

Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Recursos Marinhos e Biotecnologia Marinha Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Análise de Dados em Ecologia Obrigatória Interdisciplinar 6
Seminário I Obrigatória Rec. Biol. Sust. 6
Opção 2 Opcional
O estudante deverá escolher uma das disciplinas de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS.
Biodiversidade e Biotecnologia Florestal Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Fitopatologia Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Ecoliteracia Opcional Rec. Biol. Sust. 6
Interações Biológicas Opcional Rec. Biol. Sust. 6

2º ANO

Opção de Dissertação (anual) Opcional Rec. Biol. Sust. 57
Opção de Estágio (anual) Opcional Rec. Biol. Sust. 57
Seminário II (1º semestre) Obrigatória Rec. Biol. Sust.
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânicas.

Informações gerais

• Nome do curso: Mestrado em Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade
  • Tipo: 2º Ciclo
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor João Loureiro (jloureiro@bot.uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Pereira Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
  • Email do curso: bios@uc.pt
  • Objectivos: O Mestrado em Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em diferentes áreas das Ciências da Vida e do Ambiente. A formação científica e técnica adquirida neste Mestrado é fundamental para aumentar o conhecimento e valorizar os recursos biológicos endógenos, em particular da região Centro, e assim contribuir ativamente para promover a sustentabilidade e resiliência dos sistemas agro-florestais, aquacultura e pescas, num contexto de alterações climáticas, e promover o desenvolvimento sustentável do território.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: Peritos nacionais e internacionais nos setores agroambiental, agro-florestal, fitossanidade, produção animal, recursos biológicos aquáticos com oportunidades futuras no sistema científico (prossecução de uma carreia de investigação via ingresso em programas Doutorais ou investigação no âmbito de projetos de investigação), autarquias e outros organismos do Estado (e.g., ICNF, Parques e Reservas Naturais, DGAV, INIAV), Organizações Não Governamentais e associações sem fins lucrativos e indústria, em particular, em empresas do sector agroambiental, produção agrícola e produção animal.
  • Numerus clausus: 20
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.063,47€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Biologia, Bioquímica, Antropologia, Ciências Agrárias e Florestais, outras Ciências Biológicas, Ciências económicas e Sociais e Humanas, com licenciatura em formato Bolonha ou pré-Bolonha ou Bacharelato equivalente a 180 ECTS. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia podem também candidatar-se.
  • Mais informação: Website da UC
  • Instituições envolvidas:

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.