/ MESTRADOS

Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas

Vídeo de apresentação do curso

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Apresentação


Este mestrado centra-se no impacto que dinâmicas contemporâneas como digitalização, urbanização, transformações ambientais e climáticas têm nas relações entre pessoas, comunidades ou diferentes populações (humanas e não-humanas) quer seja numa escala local ou planetária.

O mestrado privilegia diálogos inter/multidisciplinares entre ciências naturais e sociais e humanas, bem como trabalhos criativos que vão além academia e almejem a transformação individual e societal.

Sediado no DCV, o mestrado tem docentes de diferentes áreas do conhecimento – ciências socias e naturais – que trabalham em várias áreas geográficas - Portugal, África, Ásia e Antártida entre outras.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Ciência, história e políticas das alterações climáticas Obrigatória Interdisciplinar 6
Desenvolvimento, sustentabilidade e desafios ambientais Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Etnografia, epistemologia e cosmovisões Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Tecnologia, Poder e Cultura Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Ética Global Obrigatória Interdisciplinar 6

1ª ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Alimentação, Saúde e Desigualdades Sociais Obrigatória Interdisciplinar 6
Antropologia, Saúde Global e Ambiente(s) Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Antropologia, pós-humanidade e hiper-objectos Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Métodos de Investigação Obrigatória Ant. Social Cultural 6
Seminário Obrigatória Interdisciplinar 6

2º ANO

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Projeto 1º semestre Obrigatória Antropologia 6
Dissertação Científica Anual Opcional Antropologia 54
Estágio Anual Opcional Antropologia 54
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica.

Informações gerais

  • Nome do curso: Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas
  • Tipo: 2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor Jorge Varanda (jorge.varanda@uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor Gonçalo Duro dos Santos (gsantos@uc.pt)
  • Objectivos: A comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra. A Antropologia é a disciplina-chave para melhor compreender e pensar soluções integradas e inclusivas a estes desafios, pois na sua matriz privilegia a atenção à relação humano(s)-ambiente(s) em vários contextos do globo, desenvolvendo abordagens holísticas e interdisciplinares.
    O mestrado “Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas”, direcionado para o estudo do(s) futuro(s) globais de humano(s) e não-humanos(s) é uma oferta de formação avançada, conducente a um pensamento crítico sobre a íntima inter-relação entre a transformações socio-económico-político globais e alterações climáticas.
    Por se materializar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra este mestrado favorece reflexões inter e multidisciplinares inovadoras sobre as relações multi-espécies e o natural/natureza.
    O mestrado formará especialista dotados de ferramentas analíticas e metodológicas que lhes permitam propor estratégias de desenvolvimento inovadoras conducentes a sociedades inclusivas e justas contribuindo, em paralelo, também para a salvaguarda da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: O Mestrado confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em varias entidades a nível nacional e internacional. No campo nacional: Técnicos superiores em organismos Nacionais do Estado; Técnicos Superiores em câmaras municipais ou outros organismos regionais do Estado; Técnicos superiores em empresas com áreas de responsabilidade ambiental e social; Instituições de Ensino Superior e/ou Laboratórios e/ou centros de Investigação para a persecução da formação ou investigação. Peritos nacionais e internacionais em temas relacionados com ambiente, saúde e urbanização, cultura, património ou Religiosidade; Técnicos ou Peritos em Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais). A nível internacional: Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais), Agências internacionais, Centros de investigação internacionais.
  • Numerus clausus: 20
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.100€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Antropologia ou outros cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, da área da Saúde e Proteção Social, Direito, Ciências Económicas, cursos de Ciências Biológicas ou Ecologia.
  • Mais informação: Website da UC

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.