/ Investigação

Coordenador do Laboratório de Sedimentologia

Regulamento do Laboratório de Sedimentologia

Formulário de utilização do Laboratório

Inscrição na equipa de colaboradores de atividades do laboratório

Prestação de Serviços Especializados

• Prestação de serviços especializados à comunidade, nomeadamente a empresas, outras instituições do Estado e projetos de investigação externos. Para mais informações clique aqui.

• Investigação de âmbito académico.
  • Espaço de desenvolvimento de atividades de ensino/aprendizagem no âmbito de trabalhos práticos ou teórico-práticos de disciplinas da licenciatura, mestrado e doutoramento da Univ. Coimbra.
  • Colaboração em atividades de divulgação das Geociências (visitas de alunos e professores ou expositores).

Equipamento

• Granulómetro laser marca Beckman-Coulter mod. LS230 (0,04 a 2000 µm) (ano 2005), para a realização de análises granulométricas de sedimentos com granulometria <63µm;
  • Agitador de peneiros marca Retch mod. AS200 control G (ano 2005), para a realização de análises granulométricas de areias (>63 µm);
  • Lupa binocular 50x marca Wild mod. Heerbrugg 84220;
  • Lupas binoculares 35x marca Leica EZ4;
  • Centrífuga marca Heareus Megafuge 16, para a obtenção de suspensões com granulometria <2 µm necessárias para a obtenção de lâminas sedimentadas;
  • Centrífuga Sorval RC-5B refrigerada, para a lavagem de sedimentos (remoção de iões dissolvidos);
  • Estufas até 100°C (marca Heareus), agitadores de suspensões, balanças, etc.

Tarefas Laboratoriais

• Preparação de amostras para análise;
  • Crivagem a ½ Phi de sedimento arenoso não consolidado ou possível de ser desagregado;
  • Granulometria laser (preparação de suspensão e análise) de amostras < 2000µm;
  • Obtenção de lâmina sedimentada com fracção <2µm para posterior difracção de RX;
  • Separação de fracção > e < 63µm para identificação da composição por DRX;
  • Determinação da % de água em sedimento;
  • Moagem de calcário ou marga (80 ou 100 Mesh) para análises químicas;
  • Análise calcimétrica;
  • Separação de minerais pesados e montagem de grão em lâminas ou porta-amostras;
  • Preparação de amostra para separação de minerais pesados (ataque com HCl 6N, lavagem, secagem e crivagem);
  • Determinação da composição e morfoscopia de areias por observação à lupa binocular (até 50x).

O Laboratório de Sedimentologia da Universidade de Coimbra visa a realização de análises granulométricas, composicionais e morfoscópicas de rochas sedimentares, no âmbito de atividades de investigação, docência ou prestação de serviços ao exterior.

Esta estrutura laboratorial existe há várias décadas a funcionar na Univ. Coimbra. Em 1949, o então designado “Laboratório de Sedimentação” foi instalado pelo Prof. Gaspar Soares de Carvalho, incluindo a caracterização de grãos de areia por observação à lupa binocular, separação de minerais pesados e análise dimensional de sedimentos (através de um agitador de crivos tipo Rot-Tap e um conjunto de pipetas de Andersen). Por volta do ano de 1960, já com a designação de Laboratório de Sedimentologia, o Prof. António Ferreira Soares desenvolveu-o com equipamentos e meios humanos. Desde 2003 o Lab. Sedimentologia tem sido coordenado pelo Prof. Pedro Proença Cunha.

As atividades de investigação têm sido desenvolvidas no seio de unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia(FCT), nomeadamente: durante várias décadas, no Centro de Geociências da Univ. Coimbra; desde 2008, a maioria dos seus investigadores encontram-se integrados no IMAR-CMA; e a partir de 2015, no MARE - Marine and Environmental Sciences Centre. Os investigadores do laboratório são membros da International Association of Sedimentologists.