Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
- Diego Nazareth Chaves São Bento. As múltiplas leituras do 25 de Abril na escola: história, memória e testemunho como estratégia de ensino-aprendizagem, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]
- José Luís Barbosa, intitulada As finanças municipais de Coimbra. Estrutura e Evolução (1601-1660), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 25 de julho de 2021. [Coorientação com Margarida Sobral Neto]
- Ricardo Manuel Coelho Teixeira, Ver, Ouvir e Aprender História. O cinema no processo de ensino-aprendizagem da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 16 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Sandra Cristina Santos Simões, Estratégias Pedagógicas de Ensino/Aprendizagem e seus resultados, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 15 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Ana Inês Santos Figueiredo A importância da empatia no ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 14 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Regina Vieira Pascoal: O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico. Estratégias e recursos diversificados numa turma de 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 14 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Miguel Cristóvão Santos intitulado: O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Raquel da Silva Fagundes intitulado: Flipped Classroom – Contributos para a Construção do Conhecimento Histórico e o seu Impacto no Autoconceito Académico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Diogo Rafael Barbosa Cabral intitulado O telemóvel como recurso de apoio à consolidação de conteúdos na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Ana Luísa Radomille Belle intitulado A Empatia Histórica como Estratégia Pedagógica, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Bernardo Almeida Santos de Almeida Henriques intitulado O desenvolvimento da Evidência Histórica através do documento escrito. Um estudo com alunos do 3º ciclo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Tiago André Simões Ferreira intitulado A História Local e o Património como estratégia de ensino da História. Uma experiência pedagógica no 8º ano, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Tiago Vaz Cipriano Moura intitulado A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- João Pedro Pedrosa Liceia intitulado História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no Ensino da História. O caso da Figueira da Foz Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Henrique Maria Craveiro Reis de Carvalho Neto intitulado Aplicação da Mudança Conceptual nas aulas de História. Uma experiência pedagógica com alunos do 10º ano Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Léandre Cruz Aurélio intitulado A Utilização de Fontes Iconográficas na Aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 13 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Fábio André Rodrigues da Silva intitulado O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de setembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Diogo Xavier Cardoso intitulado “É assim que a luz entra. O texto literário e o cinema no Ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de junho de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Ana Flor Pereira Neves, A História e o Património Cultural Local como estratégia no ensino-aprendizagem da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 31 de outubro de 2022. [Coorientação com João Paulo Avelãs Nunes]
- Inês Cipriano Morais, Contributos da História Local e do Património Cultural para o ensino da História. O caso da Arte Nova em Aveiro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 26 de outubro de 2022 [Coorientação com Saul Gomes]
- Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes Esperança, A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 25 de outubro de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- João Francisco Clemente Chá-Chá, “As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 21 de julho de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Ana Daniela Maia Lopes, As potencialidades do Documento Iconográfico no Ensino de História Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,12 de julho de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Gerson Micael dos Santos Pereira, O documento escrito como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de História. Um estudo com alunos do 8º Ano do 3º Ciclo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 18 de fevereiro de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Francisco Gonçalo Carvalho Fontes. Utilização da música na promoção da Empatia Histórica. Um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]
- Luiza Maniassi Ferreir. Pensar e repensar o Manual de História. Um estudo sobre as percepções e as utilizações dos manuais escolares no ensino e na aprendizagem de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]
- Beatriz Margarida Carvalho Rodrigues, intitulado Ambientes de aprendizagem motivacionais através da diversidade de recursos e de estratégias pedagógicas na aula de História. Um Estudo de Caso com aluno do 3º Ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]
- Gabriel Martinez Bonora, Atitudes perante a morte na sociedade medieval portuguesa. Os ca(u)sos da paróquia de Santiago de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2023. [Coorientação com Maria Amélia Álvaro Campos]
- Soraia Andreia Pereira Dantas, intitulado Um olhar crítico e reflexivo sobre a imprensa na aula de História. Um estudo de caso com alunos do ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2023 [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Bianca Cristina Silva Alves. Utilização da Iconografia para promoção da Evidência e Significância Histórica. Estudo de Caso com Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de outubro. [Coorientação com Luís Trindade]
- Ana Luísa Catanho Vítor. As Potencialidades da Educação Patrimonial através do uso dos recursos digitais. Um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de outubro. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- João Filipe Pereira de Sousa. A História Local e a sua relevância pedagógico-didática, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,17 de outubro. [Coorientação com Clara Serrano]
- Beatriz Alexandra Baptista Alpalhão. A importância da empatia histórica na compreensão do conhecimento histórico. Um estudo com alunos do 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 29 de setembro de 2023.
- Mariana Castro Barreira. A vida e a morte das comunidades laicas e eclesiásticas da paróquia medieval de São Bartolomeu: uma abordagem a partir do Timelink, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7 de julho de 2023. [Coorientação com Maria Amélia Álvaro Campos]
- André Folgado Rodrigues. A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de fevereiro de 2023 [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Luís Filipe Matança da Costa Monteiro Pontes. Desenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de fevereiro de 2023. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Diana Filipa Dias Trindade Lobo. A evidência histórica na construção do ensino e da aprendizagem na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- David Carqueijeiro Romano. A aprendizagem cooperativa como Estratégia de desenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,17 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Clementina Maria Pires Domingues de Araújo Cruz. A importância das visitas de estudo no ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 15 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Daniel dos Reis Nunes. A arte como veículo para o ensino e aprendizagem da História. Uma experiência Pedagógica com Banda Desenhada Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,10 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Joana Maria Fernandes Novais. “O conhecimento tácito dos alunos no ensino e aprendizagem de História”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de novembro de 2020. [Coorientação com João Paulo Avelãs Nunes]
- Paula Sofia Lucas Fenta. “O Património Histórico como estratégia no ensino da História. Experiência Pedagógica no 8º e 11º anos”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de novembro de 2020. [Coorientação com Saul António Gomes]
- Catarina Isabel Escoval Sobral. “A utilização de documentos iconográficos no ensino de história”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 de novembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Helena Maria Morgado. Coimbra e as suas Histórias. Narrativas, Códigos QR e Turismo Cultural Alternativo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de outubro de 2019. [Coorientação com Joaquim Ramos de Carvalho]
- Rúben Cardoso Amado Gomes. Cidadania e o Ensino de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra dia 31 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Pedro Filipe Fernandes Sebastião. Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 25 de outubro de 2019. [Coorientação com João Gouveia Monteiro]
- Cristiana Salomé Teixeira Almeida. O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 14 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Pedro Miguel Soares Gomes Semedo. A Google Drive como plataforma educativa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 8 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Valério Nuno Silva Santos. Viagens pela minha terra. As visitas de estudo no contexto da História Local e Regional, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de setembro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Ricardo Manuel Rodrigues dos Santos. A Batalha de Aljubarrota no Ensino da História. Novas interpretações e abordagens pedagógicas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 de abril de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Carlos Miguel Mesquita Araújo, cujo relatório foi subordinado ao tema A inquisição em Portugal. Proposta de abordagem didática na disciplina de História Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de fevereiro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Flávio Alexandre Nico Moura, intitulado Estudo de caso “A propaganda do Estado Novo”: uma abordagem do ensino/aprendizagem construtivista e cooperativista, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Hélder Filipe da Silva Gomes Brandão, intitulado O Holocausto. Do antissemitismo ao plano racial nazi: uma experiência de aprendizagem, 30 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Édi Carreira Neves, intitulado A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico. Abordagens Didáticas na Aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Cláudia Filipa Nicolau Carvalho, com o relatório intitulado Dinastia Filipina: recursos e experiências de aprendizagem na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]
- Beatriz Pereira Ferreira, intitulado A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa. Desenvolvimento de competências para o novo milénio Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 16 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]