/ Education / Training courses

Webinar: Introduction to Greek Textual Criticism

May 3rd to June 2nd | registrations until April 29 (max.15) (Taught in Portuguese)

The Introduction to Greek Textual Criticism webinar aims to offer training in a specific and fundamental knowledge area for Classical Philology. More than training editors, it is intended at first to train critical readers of Greek texts, both canonical and unpublished, providing the basic theoretical tools and training for this purpose.

Apresentação

Os códices manuscritos de época medieval são a base das nossas edições impressas dos textos gregos e, como tal, a via de que dispomos para entender grande parte do legado clássico e, numa palavra, aceder a esses textos. Estudar estes códices e manuscritos pressupõe, contudo, um conhecimento especializado nas áreas de crítica textual, paleografia e codicologia. Além disso, as humanidades digitais oferecem, atualmente, uma excelente oportunidade para o acesso às fontes manuscritas, contribuindo assim para a sua disseminação internacional e facilitando o seu estudo por um maior número de investigadores.

Descrição

O Webinário será ministrado inteiramente online (via Zoom), ao longo de 5 semanas e em sessões síncronas de duas horas, duas vezes por semana. Serão abordados os princípios e as técnicas fundamentais da moderna crítica textual, aplicados aos textos gregos, servindo-se preferencialmente dos recursos disponíveis online (bases de dados, catálogos e bibliotecas digitais). Após uma breve introdução teórica, os alunos serão convidados a confrontar edições críticas com a leitura de manuscritos inéditos e, dessa forma, contribuir para o aparato das mesmas. Ao longo do curso, serão realizados exercícios de leitura, transcrição e confrontação textual. O curso garante a atribuição de certificado de conclusão, pelas unidades de investigação promotoras – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Departamento de Filologia Clássica da Universidade Complutense de Madrid.

Calendário

Segundas e quartas-feiras, de 3 de maio a 2 de junho, das 18:00-20:00 (horário de Lisboa). Dias 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de maio; 2 de junho.

Requisitos

Os interessados devem ser detentores de competências de leitura e escrita de grego antigo, correspondentes ao mínimo de um semestre de língua (com aprovação).

Idioma da formação

Português

Objetivos

Servindo-se das ferramentas online, disponíveis em open access, relativas à área de formação, o curso pretende oferecer treinamento em paleografia grega, acompanhada de uma introdução à codicologia e exercícios práticos de crítica textual, dessa forma formando leitores competentes de textos gregos.

Os alunos deverão ser capazes de ler criticamente, rever e completar o aparato de um texto já editado (ou mesmo construí-lo para um texto inédito), apercebendo-se assim das possíveis implicações semânticas e hermenêuticas de diferentes leituras.

Dada a sua natureza inteiramente online, será ainda uma oportunidade para que alunos de diferentes contextos e proveniências partilhem interesses de investigação e estabeleçam redes de reflexão e trabalho que possam ter continuidade e dar frutos após a conclusão do curso.

Programa

O curso terá uma natureza essencialmente teórico-prática. Após a apresentação inicial dos conteúdos e conceitos teóricos essenciais da moderna crítica textual, as fontes manuscritas serão abordadas de acordo com os seguintes tópicos:

1. Noções de transmissão textual: tipologias, erros e acidentes materiais

2. Recensio

  • Classes de materiais
  • Reunião de materiais

3. Collatio

  • Colação de testemunhos
  • Métodos de análise
  • Stemmata
  • Arquétipos
  • Recentiores non deteriores

4. Editio

  • Avaliação de variantes
  • Aparato crítico
  • Regras e exceções
  • Correções e conjeturas

Bibliografia

Bernabé, A. (2010), Manual de crítica textual y edición de textos griegos. Madrid, Akal.

Browning, R. (1960), “Recentiores non deteriores”, Bulletin of the Institute of Classical Studies 7: 11-21.

Dickey, E. (2007), Ancient Greek Scholarship. Oxford, Oxford University Press.

Montanari, F., Matthaios, S., Rengakos, A. (eds.) (2015), Brill's Companion to Ancient Greek Scholarship, vol. 1 & 2, Brill.

West, M. L. (2002), Crítica textual e técnica editorial, aplicável a textos gregos e latinos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

https://pinakes.irht.cnrs.fr/

http://www.papyrology.ox.ac.uk/POxy/

Inscrições gratuitas (máx. 15) aqui até 29 de abril

Link para o panfleto online: https://drive.google.com/file/d/1Y7jkDojqfm3f98Za_0-0LNoz67Lmyhbo/view?usp=sharing

Link para o formulário online: https://forms.gle/CxcKLF2f5husPmLq6