Webinário de Introdução à Crítica Textual Grega
3 de maio a 2 de junho | inscrições até 29 de abril (máx.15)
O webinário de Introdução à Crítica Textual Grega (ICTG) pretende oferecer formação numa área do conhecimento específica e basilar para a Filologia Clássica. Mais do que formar editores, pretende-se num primeiro momento formar leitores críticos de textos gregos, tanto canónicos como inéditos, fornecendo as ferramentas teóricas e o treinamento basilares para esse fim.
Professores
Apresentação
Os códices manuscritos de época medieval são a base das nossas edições impressas dos textos gregos e, como tal, a via de que dispomos para entender grande parte do legado clássico e, numa palavra, aceder a esses textos. Estudar estes códices e manuscritos pressupõe, contudo, um conhecimento especializado nas áreas de crítica textual, paleografia e codicologia. Além disso, as humanidades digitais oferecem, atualmente, uma excelente oportunidade para o acesso às fontes manuscritas, contribuindo assim para a sua disseminação internacional e facilitando o seu estudo por um maior número de investigadores.
Descrição
O Webinário será ministrado inteiramente online (via Zoom), ao longo de 5 semanas e em sessões síncronas de duas horas, duas vezes por semana. Serão abordados os princípios e as técnicas fundamentais da moderna crítica textual, aplicados aos textos gregos, servindo-se preferencialmente dos recursos disponíveis online (bases de dados, catálogos e bibliotecas digitais). Após uma breve introdução teórica, os alunos serão convidados a confrontar edições críticas com a leitura de manuscritos inéditos e, dessa forma, contribuir para o aparato das mesmas. Ao longo do curso, serão realizados exercícios de leitura, transcrição e confrontação textual. O curso garante a atribuição de certificado de conclusão, pelas unidades de investigação promotoras – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Departamento de Filologia Clássica da Universidade Complutense de Madrid.
Calendário
Segundas e quartas-feiras, de 3 de maio a 2 de junho, das 18:00-20:00 (horário de Lisboa). Dias 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de maio; 2 de junho.
Requisitos
Os interessados devem ser detentores de competências de leitura e escrita de grego antigo, correspondentes ao mínimo de um semestre de língua (com aprovação).
Idioma da formação
Português
Objetivos
Servindo-se das ferramentas online, disponíveis em open access, relativas à área de formação, o curso pretende oferecer treinamento em paleografia grega, acompanhada de uma introdução à codicologia e exercícios práticos de crítica textual, dessa forma formando leitores competentes de textos gregos.
Os alunos deverão ser capazes de ler criticamente, rever e completar o aparato de um texto já editado (ou mesmo construí-lo para um texto inédito), apercebendo-se assim das possíveis implicações semânticas e hermenêuticas de diferentes leituras.
Dada a sua natureza inteiramente online, será ainda uma oportunidade para que alunos de diferentes contextos e proveniências partilhem interesses de investigação e estabeleçam redes de reflexão e trabalho que possam ter continuidade e dar frutos após a conclusão do curso.
Programa
O curso terá uma natureza essencialmente teórico-prática. Após a apresentação inicial dos conteúdos e conceitos teóricos essenciais da moderna crítica textual, as fontes manuscritas serão abordadas de acordo com os seguintes tópicos:
1. Noções de transmissão textual: tipologias, erros e acidentes materiais
2. Recensio
- Classes de materiais
- Reunião de materiais
3. Collatio
- Colação de testemunhos
- Métodos de análise
- Stemmata
- Arquétipos
- Recentiores non deteriores
4. Editio
- Avaliação de variantes
- Aparato crítico
- Regras e exceções
- Correções e conjeturas
Bibliografia
Bernabé, A. (2010), Manual de crítica textual y edición de textos griegos. Madrid, Akal.
Browning, R. (1960), “Recentiores non deteriores”, Bulletin of the Institute of Classical Studies 7: 11-21.
Dickey, E. (2007), Ancient Greek Scholarship. Oxford, Oxford University Press.
Montanari, F., Matthaios, S., Rengakos, A. (eds.) (2015), Brill's Companion to Ancient Greek Scholarship, vol. 1 & 2, Brill.
West, M. L. (2002), Crítica textual e técnica editorial, aplicável a textos gregos e latinos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Inscrições gratuitas (máx. 15) aqui até 29 de abril
Link para o panfleto online: https://drive.google.com/file/d/1Y7jkDojqfm3f98Za_0-0LNoz67Lmyhbo/view?usp=sharing
Link para o formulário online: https://forms.gle/CxcKLF2f5husPmLq6