A FAO declarou o ano de 2024 “Ano Internacional dos camelídeos”. Desta forma, a 9ª edição do Fórum-Estudante do Património, História e Culturas da Alimentação, apesar de aberta à discussão de qualquer tema, dá particular destaque à PASTORÍCIA.

Atividade de expressão histórica, com forte impacto social, económico e cultural nos países mediterrânicos, nela se congregam, harmonizam, adaptam e dialogam vários agentes: humanos, animais, natureza, formando e transformando paisagens e território. No mundo contemporâneo, surgem, no entanto, novos desafios que convocam reflexão, estudo, e novas soluções para a sustentabilidade e conservação da PASTORÍCIA.

Espaço privilegiado para a apresentação de investigação levada a cabo por estudantes de todos os níveis de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, no âmbito inter- e multidisciplinar dos Estudos da Alimentação, o evento admite propostas para comunicações de 15 minutos ou posters que perspetivem as problemáticas da alimentação sob o prisma das Ciências Sociais e Humanas. Os trabalhos devem estar teórica e metodologicamente suportados nos domínios do Património Cultural, Literatura, História, Antropologia, Sociologia, Linguística, Artes, Arqueologia, Comunicação, Gastronomia e Turismo.

A participação está aberta a estudantes de licenciatura, de mestrado, de doutoramento e de projetos de pós-doutoramento.

​A seleção das propostas é feita pelas direções dos cursos de doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades e de mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade.

O evento decorre em formato presencial, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

ENTIDADES ORGANIZADORAS

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos