/ Projetos

Projeto Instituto de Coimbra

A Biblioteca Geral desenvolveu, entre Julho de 2008 e Junho de 2014, no âmbito das suas atividades de apoio ao ensino e à investigação científica, o Projeto Instituto de Coimbra, cujos objetivos eram:

  1. A edição digital de O Instituto: Revista Científica e Literária (1852-1981) e dotar a Biblioteca Geral Digital com uma ferramenta inovadora de pesquisa em texto integral, que permita o download dos artigos consultados, de forma a recuperar a informação por autor, título e palavra significativa;
  2. A catalogação da Biblioteca e do acervo arquivístico;
  3. Um trabalho de investigação sobre a história desta academia científica e literária.

O projeto foi financiado na íntegra pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que atribuiu, para a sua execução, duas bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia e uma bolsa de Investigação.

A catalogação da biblioteca não ficou concluída no âmbito deste projeto.

História


Fundado em 1852, o Instituto de Coimbra foi uma das prestigiadas academias nacionais, cujos objectivos foram consagrados no primeiro projeto de Estatutos: desenvolver as Ciências, as Letras e as Artes. Organizou-se em três Classes – Ciências Físico-Matemáticas, Ciências Morais e Sociais, Literatura e Belas Artes – e publicou a revista O Instituto (1852-1981), que nos seus 141 volumes reúne mais de 5 mil artigos científicos e literários.

Esta academia encontra-se ligada à história da educação em Portugal, de tal forma que a sua revista obteve, por portaria de 1853, financiamento régio, em troca da publicação nas suas páginas de documentos oficiais do Conselho Superior de Instrução Pública. Neste âmbito, o Instituto tomou a iniciativa de organizar cursos populares – onde lecionaram, entre outros, Afonso Costa e Bernardino Machado –, assim como a de realizar inúmeras conferências.

Da sua atividade merece ainda especial relevo a ação desenvolvida ao nível da exploração arqueológica das Ruínas de Conímbriga. O Instituto reuniu assim uma valiosa coleção de objetos do passado, que esteve depois na origem do Museu Nacional Machado de Castro.

Contou entre os seus membros com figuras de renome nacional e internacional, como António Feliciano de Castilho, Alexandre Herculano, Júlio de Castilho, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Júlio Henriques, Ricardo Jorge, Joaquim de Carvalho, Egas Moniz, Eugénio de Castro, Sousa Viterbo, Alfred Baudrillart, D. Carlos I, Raymond Poincaré, Miguel de Unamuno, Anselmo Ferraz de Carvalho ou Luís de Albuquerque.

Fundo Documental

Biblioteca

O acervo documental do Instituto de Coimbra foi incorporado na BGUC em Outubro de 2005.

É composto, na sua maior parte, por monografias e publicações periódicas, sendo estas últimas as que mais se destacam, representando perto de 70% da coleção.

O significativo número de títulos de revistas fica a dever-se sobretudo à permuta de publicações que desde muito cedo se estabeleceu entre a academia científica e literária de Coimbra e outras instituições nacionais e estrangeiras. Títulos como Boletin de la Real Academia de la Historia,Brotéria, Seara Nova, Bulletin of the New York Public Library, Smithsonian Year e Revue des Deux Mondes, entre outros, sobressaem em termos bibliométricos.

Cerca de 28% do fundo é composto por monografias. Deste segmento, destacam-se as separatas de artigos publicados na revista O Instituto, as teses académicas apresentadas nas mais diversas universidades, as obras oferecidas pelos sócios ao IC e ainda um pequeno núcleo de livro antigo.

Arquivo

O fundo arquivístico é composto por 93 caixas de documentos datados entre 1851 e 1999, que contêm livros, maços, catálogos, cadernos de talões, impressos, fotografias, recibos e fichas. O fundo é constituído por atas de reuniões da Direção, Assembleia Geral e Classes; livros de registo da Biblioteca, de sócios e de contabilidade; correspondência diversa; ficheiros de sócios, de assinantes e de permuta de revistas; registo de matrículas nos cursos populares; propostas de sócios; fotografias e outros documentos avulsos.

O arquivo contém os subfundos Academia Dramática, Club Académico, Júlio de Castilho, Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências e do Conselho Distrital de Coimbra da Associação Portugal/RDA, composto por fichas de inscrição de sócios, divulgação de atividades, documentos de despesa e correspondência.

A descrição do arquivo encontra-se disponível no sistema Archeevo do Arquivo da Universidade de Coimbra, no seguinte URL.

A consulta do arquivo pode fazer-se na Sala de Leitura de Reservados e está sujeita ao regulamento de reprodução de documentos da BGUC.

Edição Digital

Publicações do Projeto

Equipa

CF
Carlos Fiolhais
Direção
JS
Jorge Pais de Sousa
Coordenação
AA
A. E. Maia do Amaral
Coordenação (Substituto)
LF
Licínia Ferreira
Bolseira de Investigação
CF
Cláudia Filipe
Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia
JV
Joaquim Veríssimo
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia

Agradecimentos: Alexandre Ramires, José Leonardo

Comunicação Social

A informação veiculada na comunicação social sobre o projeto está disponível em:

Blogue institutodecoimbra.blogspot.com

Notícias sobre o Fórum de apresentação da edição digital:

As Beiras - 17.10.2009
As Beiras - 19.10.2009
Diário de Coimbra - 19.10.2009
Diário de Coimbra - 20.10.2009
Antena 1 - 29.10.2009