A imprensa portuguesa no período pós-25 de Abril de 74 viu surgir um conjunto diversificado de publicações periódicas na sequência das transformações políticas.

A liberdade de expressão veio permitir uma profunda alteração dos conteúdos noticiosos e os inúmeros acontecimentos da época proporcionaram um volume e uma cadência de notícias até aí pouco usual.

Com o 11 de março de 1975, praticamente toda a imprensa foi nacionalizada e é apenas a partir do final dos anos oitenta que este cenário se modifica. Ligadas a grupos económicos, a partidos políticos ou a sociedades das mais diversas áreas, estas publicações tiveram neste período um grande incremento.

Selecionaram-se um conjunto de publicações que nos pareceram dos mais representativos para ilustrar a produção editorial desta época, de entre os muitos títulos existentes no fundo da publicações periódicas da Biblioteca Geral.

Os jornais e as revistas que se encontram nesta exposição são todos títulos novos que se tornaram decisivos na informação e formação da opinião pública portuguesa nos anos 70 e 80 do século XX.

Publicações expostas