Apresentação da segunda edição da obra "De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra", com coordenação de Pedro Carvalho (FLUC) e Luísa Trindade (FLUC), publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

No próximo dia 22 de maio, pelas 18h00, vai ter lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a apresentação da segunda edição da obra "De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra", com coordenação de Pedro Carvalho (FLUC) e Luísa Trindade (FLUC), publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

A sessão contará com a presença dos dois coordenadores Pedro Carvalho (FLUC) e Luísa Trindade (FLUC), do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, do Presidente da Agência dos Castelos e Muralhas do Mondego, Eduardo Santos, e do Presidente da Comissão Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão.

O livro contitui-se como uma obra interdisciplinar que ilumina a rica tapeçaria histórica e cultural da região de Coimbra. O trabalho meticuloso, realizado em colaboração com a CIM-Região de Coimbra e a Agência dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, abrange um período desde o século II a.C. até ao século XIV, cobrindo um território de 5.200 quilómetros quadrados.

O projeto ultrapassa os limites convencionais da pesquisa, oferecendo uma visão abrangente do património material e imaterial da região. Uma equipa de arqueólogos, historiadores, historiadores de arte e técnicos de turismo dedicou-se a estudar e revelar o património cultural desde a era do Império Romano até à fundação do Reino de Portugal.

Esta reedição, fruto de uma parceria entre a Imprensa da Universidade de Coimbra e a CIM-Região de Coimbra e a Agência dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, é enriquecida com prefácios de personalidades notáveis como Eduardo Nogueira dos Santos, Luís Filipe da Silva Lourenço Matias, Emílio Torrão, José Carlos Alexandrino Mendes, Delfim Ferreira Leão e Rui Gama Fernandes.

A entrada é livre.

(Devido à lotação da sala, é aconselhável a reserva por email para bg-eventos@bg.uc.pt ou pelo preenchimento deste formulário.)