Gestão da Qualidade na UC

A Universidade de Coimbra (UC) tem vindo a desenvolver um sistema que suporta a gestão global da instituição, promovendo o alinhamento dos processos de planeamento, monitorização, avaliação e melhoria, com o objetivo de produzir informação de apoio à tomada de decisão, contribuindo assim para a promoção de uma cultura de qualidade.

O Sistema de Gestão da Universidade de Coimbra (SG.UC) engloba um conjunto articulado de processos, documentos, sistemas de informação e outros instrumentos de apoio ao planeamento, execução, monitorização, avaliação, análise e melhoria das atividades desenvolvidas, com vista à satisfação global das diferentes partes interessadas (PI), tendo como principal objetivo a excelência da instituição em todas as áreas de atuação.

Este sistema assegura, numa vertente interna, a promoção da melhoria dos processos e, numa vertente externa, procura dar cumprimento aos requisitos de reporte do seu desempenho à Sociedade, aspeto essencial no âmbito do funcionamento das instituições de ensino superior (IES).

O SG.UC está alinhado com os requisitos da norma ISO 9001 e com os referenciais para sistemas internos de garantia da qualidade em IES, promovendo a abordagem por processos, suportada no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), e aplicando o pensamento baseado em risco.

É aplicado em todas as unidades e serviços da UC, com o objetivo de promover uma cultura de qualidade transversal aos vários processos organizacionais.

Responsáveis

Documentos do SG.UC