Universidade de Coimbra organiza exposição em Luanda integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974

A mostra apresenta 50 capas dos jornais: A Província de Angola, Diário de Luanda, Jornal de Angola, O Angolense, A Tribuna dos Musseques, O Comércio de Angola, no período entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Abril de 1975.

SF
Sara Machado - FCTUC
12 abril, 2024≈ 4 mins de leitura

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Embaixada de Portugal em Luanda, organiza a exposição “Olhares do Sul” no “Camões - Centro Cultural Português em Luanda”, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Os curadores e dinamizadores da exposição, Helena Freitas (Centro de Ecologia Funcional), Jorge Varanda (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e Ana Margarida Dias da Silva, (Centro de História da Sociedade e da Cultura), vão estar presentes na inauguração, que se realiza no próximo dia 16 de abril, em Luanda, Angola.

Na semana seguinte ao 25 de Abril de 1974, a Representação da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), em Luanda, decidiu reunir e enviar jornais para arquivo junto da Administração em Lisboa. O objetivo desta decisão, referenciado numa comunicação confidencial com a sede, era informar do modo de sentir e interpretar da Imprensa de Angola no relativo aos acontecimentos correlacionados com a ação das Forças Armadas, que levou ao estabelecimento da Junta de Salvação Nacional.

O resultado desta iniciativa permite, hoje, vislumbrar “Olhares do Sul” representados pelas capas de jornais angolanos selecionados para exposição. Esta mostra apresenta 50 capas dos jornais: A Província de Angola, Diário de Luanda, Jornal de Angola, O Angolense, A Tribuna dos Musseques, O Comércio de Angola no período entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Abril de 1975.

Estes jornais fazem parte de uma coleção mais abrangente de recortes de imprensa organizada pela Secção de Relações Públicas da Diamang ao longo de 60 anos (1928-1988). O conjunto destes recortes abre várias janelas sobre o que foi a vivência do momento pós-revolução e permite perceber melhor o impacto e a reação imediata nestes territórios.

Esta exposição é um passo para melhor caracterizar o período do pós-Revolução em Angola e Portugal e assim compreender o emergir de narrativas e memórias históricas sobre este período. Espera-se abrir novos caminhos interpretativos, dialogantes e integradores, nos quais a cidadania, o futuro, a nação e a memória continuarão a ser discutidos.

Para mais informações consultar este link.