UC recebe Bandeira da Ética no desporto

A Bandeira da Ética é atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

KP
Karine Paniza
24 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu a Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

“Receber a bandeira da ética é um reconhecimento de todo o investimento que a UC tem vindo a fazer ao longo dos anos”, afirma o Vice-reitor da UC, António Figueiredo.

A estreita relação entre a UC e a Associação Académica de Coimbra (AAC) foi sublinhada pelo Vice-reitor que acredita “que a UC tem sabido aproveitar a relação simbiótica e tão profícua com a Associação Académica de Coimbra, valorizando e reconhecendo o envolvimento dos nossos estudantes com as secções desportivas da AAC, que vão muito para além da sala de aula”, explica.

Eis o que pode fazer:

A Bandeira da Ética reconhece e certifica o trabalho desenvolvido pelas instituições no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto.

Segundo o coordenador do PNED, José Lima, “essa certificação tem por base dar visibilidade para aquilo que há de bom no desporto” reconhecendo que “o desporto é uma ferramenta educativa, para a inclusão e missão social, e por isso certificamos as boas práticas”. Porém, José Lima alerta que “é difícil conseguir a bandeira e ainda mais difícil mantê-la”.

“Para nós é um gosto ter a bandeira da ética desportiva”, revela o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “É um estímulo para fazer com que as coisas continuem a funcionar e eu tenho muita confiança na área do desporto da nossa Universidade”.

Amílcar Falcão acrescenta que “esta bandeira quase nos pode ser atribuída por honoris causa já que há muitos anos que nós, UC, temos um comportamento muito estável e a um muito bom nível no desporto” e que “a ética desportiva é fundamental e faz parte da formação de todo nós”.

A cerimónia de entrega da Bandeira da Ética teve lugar a 23 de maio, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.