Terceira sessão A Academia e a Cidade debate "Os jardins e os edifícios da AAC"

O debate sobre o complexo edificado da Associação Académica de Coimbra contou com a participação de António Pedro Pita, Carlos Antunes, Gonçalo Byrne, João Caseiro, José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Luís Reis Torgal, Nuno Rosmaninho, Pedro Pousada, Fernando Matos de Oliveira, Susana Constantino e Susana Lobo, entre outros.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
19 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O complexo edificado da Associação Académica de Coimbra (AAC), que reúne os espaços dos Jardins, edifício da AAC, Teatro Académico de Gil Vicente e complexo de restaurantes universitários, foi tema para a última sessão da série de conferências “A Academia e a Cidade”, integrada nas comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO.

A iniciativa “Os Jardins e Edifícios da Associação Académica de Coimbra” reuniu no Bloco 2/antiga cantina dos Grelhados vários nomes ligados à arquitetura, associativismo, história e património. “A virtude da sessão de hoje é ouvir” sobre aquela que Gonçalo Byrne, arquiteto responsável pelo projeto de remodelação para o complexo, classificou como “uma joia da arquitetura moderna do País”.

“É com gosto que estamos aqui a iniciar um processo que espero que tenha êxito”, garantiu o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Num evento “bastante importante e especial, porque envolve diretamente a AAC e esta parte patrimonial”, o responsável relembrou que a reabilitação na “zona não é fácil”, mas que existe “uma oportunidade única de discutir, com espaço para todos dizerem o que pensam da requalificação que seria desejável”. De acordo com Amílcar Falcão, a comunidade universitária tem “um desafio grande de criar mais espaços e mais condições”, e é necessário “olhar todo o edificado de forma abrangente, partilhando opiniões e espaços e procurando a convergência de entendimentos”.

Eis o que pode fazer:

O evento “Os Jardins e Edifícios da Associação Académica de Coimbra” [programa completo aqui] foi a última etapa do ciclo “A Academia e a Cidade”, após as sessões sobre o Paço das Escolas e sobre o Colégio das Artes, realizadas a 1 e 9 de junho.

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.