Semana Internacional do Cérebro 2024 leva a neurociência feita na UC para fora dos laboratórios

Teatro, conversas e jogos são algumas das iniciativas que vão juntar várias faixas etárias na descoberta das neurociências através da investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra.

Cc
Catarina Ribeiro c/CNC-UC
04 março, 2024≈ 4 mins de leitura

© DR

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), unidos pelo Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), vão promover durante o mês de março diversas atividades para assinalar a Semana Internacional do Cérebro 2024.

Teatro, conversas e jogos são algumas das iniciativas que vão juntar várias faixas etárias na descoberta das neurociências através da investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra (UC). A Semana Internacional do Cérebro pretende mostrar à sociedade os avanços e as descobertas científicas na área das neurociências, assim como promover literacia em saúde no contexto do funcionamento do cérebro.

“A Semana Internacional do Cérebro tem sido para nós uma excelente oportunidade de disseminação das neurociências com diferentes públicos há mais de 25 anos. Esta celebração tem contado com o excecional envolvimento dos nossos neurocientistas que são desafiados a comunicar a sua ciência nos mais variados contextos (escolas, bares, rádio, parques, autocarros, com exposições, no teatro, entre outros). É um momento do ano importante para transmitir à sociedade a importância da investigação em neurociências, uma área com um impacto social crescente nos dias de hoje”, destaca a coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC-UC e do CIBB, Sara Varela Amaral.

“Ao criarmos locais de encontro entre as neurociências e a sociedade, acreditamos que promovemos o entusiasmo e suporte da sociedade à investigação em neurociências, assim como contribuímos para uma sociedade mais conhecedora e capaz de tomar decisões com base em conhecimentos de neurociências”, acrescenta a coordenadora do projeto.

Os cientistas da UC, em conjunto com várias entidades parceiras, vão promover diversas atividades presenciais e online:

• Neurocientistas vão às escolas (durante todo o mês de março), com sessões promovidas por neurocientistas junto de públicos escolares, associações e universidades sénior;
  • Atividades no âmbito da iniciativa Brain Gain: À Descoberta das Neurociências (6, 13, 20 e 27 de março), que pretende inspirar estudantes do ensino superior a seguirem carreiras na área das neurociências;
  • Celebrações do Dia Mundial do Sono (15 e 16 de março), com mesas redondas com peritos e com o lançamento de vídeos (com ilustração de Cristina Sampaio e financiados pela Resmed Foundation e Gasoxmed) sobre o sono em três centros de ciência nacionais: Planetário, no Porto; UC Exploratório, em Coimbra; Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa;
  • Celebrações do Dia da Doença Bipolar (20 a 24 de março), com o espetáculo de teatro Oxímoro, entre Solstícios e Equinócios, produzido pela companhia de teatro Marionet, que vai estar em cena no Convento São Francisco (Coimbra).

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa promovida anualmente pela Dana Foundation e pela Federação Europeia das Sociedades de Neurociências. Em Portugal, é promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Ciência Viva e conta há vários anos com o envolvimento de centros de investigação da Universidade de Coimbra.