Rating QS Stars atribui “5 estrelas” à Universidade de Coimbra em oito categorias

A avaliação da Universidade de Coimbra atinge em 2024 o valor mais alto de sempre, com 875 pontos em 1 000, um score que corresponde a um desempenho “Excelente”.

03 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) obteve a classificação máxima – “5 estrelas” – em oito categorias do rating QS Stars, um sistema de classificação de instituições de ensino superior da Quacquarelli Symonds - QS. A avaliação atinge este ano o valor mais alto de sempre, com 875 pontos em 1 000, um score que corresponde a um desempenho “Excelente”.

O rating atribuiu 5 estrelas à UC nas categorias: Ensino, Empregabilidade, Internacionalização, Investigação, Instalações, Artes & Cultura, Inovação e Inclusão. Desde 2013 esta é a quarta vez que a UC se submete à avaliação do rating QS Stars, tendo vindo a aumentar sempre o score global.

O QS Stars avalia as instituições em todas as grandes áreas de atuação, do ensino e investigação à internacionalização, inovação, empregabilidade, cultura e infraestruturas. Com base nessa avaliação, todos os anos é publicada uma lista das melhores universidades em todo o mundo.

O processo de avaliação, que teve início no último trimestre de 2023 e se estendeu até maio de 2024, implicou a recolha, organização e submissão de largas dezenas de evidências e dados, que foram analisados e validados pela QS de forma minuciosa.