Programa OncoSleep quer tratar a insónia em sobreviventes oncológicos

O projeto procura voluntários.

15 março, 2024≈ 2 mins de leitura

O OncoSleep é uma intervenção digital para o tratamento da insónia destinada a sobreviventes de cancro e desenvolvida por por uma equipa de psicólogas clínicas, investigadoras e docentes do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trata-se de um programa em formato online de terapia cognitivo-comportamental, intervenção psicológica, que é a primeira-linha de tratamento para a insónia pela sua eficácia comprovada.

Os objetivos do OncoSleep são melhorar o sono, a fadiga e a qualidade de vida através de técnicas comprovadamente eficazes, construindo um padrão de sono forte naturalmente (sem recurso a medicação). Pode ajudar sobreviventes de cancro com sintomas de insónia (dificuldade em adormecer e manter-se a dormir e/ou pobre qualidade de sono), independentemente de as queixas serem recentes ou estarem presentes há vários anos.

A intervenção inclui seis sessões (uma por semana, durante seis semanas) e apoio remoto de uma especialista. O tratamento é realizado totalmente à distância e é disponibilizado gratuitamente a sobreviventes elegíveis como parte de um ensaio clínico a decorrer na Universidade de Coimbra.

As pessoas interessadas em participar no ensaio clínico e receber a intervenção podem inscrever-se através do preenchimento do questionário de inscrição disponível em www.oncosleep.com.

Partilhe