O futuro da UC nas nossas mãos: chegou a vez dos estudantes nacionais

A terceira sessão de reflexão sobre Planeamento Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023 deu voz aos estudantes da UC.

21 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

“Vocês são a componente mais importante da Universidade de Coimbra (UC). Critiquem-nos mas ajudem-nos. Há coisas que só sabemos que estão mal, se disserem”. Foi com este espírito de melhoria que o Reitor, Amílcar Falcão, ouviu as várias propostas dos estudantes da UC para o Plano Estratégico 2019-2023. Representantes do universo total de estudantes da universidade no Senado, Conselho Geral, Assembleias de Faculdades, Associação Académica ou Núcleos, foram mais de seis dezenas os participantes na sessão, a terceira de auscultação aos diversos atores no processo de reflexão para o planeamento estratégico da Universidade para o próximo quadriénio.

Da sessão, o Reitor garantiu que “não há nenhuma barreira às críticas nem às ideias disruptivas”. “Sabemos que as coisas podem melhorar, que a UC pode melhorar”, sublinhou o Reitor. E dos estudantes, o responsável espera ajuda para o fazer, “porque a razão primeira de uma universidade, são vocês”, conclui.

Os 64 estudantes membros do Conselho Geral, do Senado, das Assembleias de Faculdades, dos Conselhos Pedagógicos, dirigentes da AAC e representantes de Núcleos de Estudantes e de outras associações estudantis apresentaram 72 ideias  na sessão de apresentação de resultados que teve lugar no Auditório da Reitoria.

Pode assistir na íntegra à sessão de abertura aqui. Para mais informações sobre o planeamento estratégico da UC: https://www.uc.pt/planeamento

Veja algumas fotos do evento aqui:

Planeamento Estratégico da UC - 3.ª Sessão de Reflexão

Marta Costa e Karine Paniza