Inspetor Geral é a nova criação coletiva do TEUC para a 24.ª Semana Cultural da UC

O espetáculo, que estreia a 12 de março às 21H30 no Teatro de Bolso do TEUC, pode também ser visto durante a semana seguinte.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
10 março, 2022≈ 2 mins de leitura

"Prefeito

- Chamei-os aqui, meus senhores, para lhes dar uma notícia bem desagradável. Está a caminho um inspetor geral.

Amós Fiódorovitch

- Como? Um inspetor?!!

Artémi Filípovitch

- Como? Um inspetor?!!

Prefeito

- Um inspetor de Petersburgo, incógnito. E, ainda por cima, em missão secreta."

É assim que começa a primeira cena do primeiro ato da obra Inspetor Geral de Nicolai Gógol. Escolhida como base para a criação coletiva do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) com estreia a 12 de março na 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

“Tentar encher a casa é o nosso objetivo”, explica o integrante do TEUC, Wilson Domingues. “O TEUC nunca parou e tentou sempre adaptar-se [às restrições pandémicas] mas agora é bom conseguirmos ter um espetáculo sem restrições de público”, sublinha o ator.

Começa por ser um festejo e acaba numa tragédia cómica, o espetáculo e também “uma crítica às instituições passadas e atuais e é uma forma de nos expressarmos e de nos aproximarmos do público”, afirma Wilson Domingues.

Criação Coletiva – TEUC

SÁB.12_MAR. — 21H30 Teatro de Bolso do TEUC

"Inspetor Geral". Numa cidade que podia ser a nossa, uma festa comemorativa é interrompida pela notícia da chegada de um inspetor. Representantes que podiam ser os nossos, correm para esconder tudo o que possa indiciar toda e qualquer negligência na gestão das suas instituições. Cidadãos que podíamos ser nós, tomam este alegado inspetor como o único capaz de salvar aquela cidade das mãos da corrupção que desfila por eles a olhos vistos dia após dia. Com a farsesca história de Nikolai Gogol convida-se a assistir, criticamente, através do riso, às camadas mais profundas e escondidas que regem uma cidade destruída e oca.

Lotação Limitada | Reservas para teuc.teatro@gmail.com

Preço do Bilhete: 5€ Descontos praticados pelo TEUC: 2.5€

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural