Fórum Esfera(s) debateu a cultura, a sustentabilidade e a responsabilidade social

A 1.ª edição do Fórum Esfera(s) teve lugar a 27 e 28 de outubro com o objetivo de "estimular e desenvolver a reflexão, o diálogo e a formação, em torno de temáticas relacionadas com o setor cultural, a sustentabilidade e a responsabilidade social das novas gerações".

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
30 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Dois círculos, embebidos um no outro, dão a ilusão de óptica de um loop infinito. Uma esfera dentro de uma esfera simboliza a renovação constante, a sustentabilidade através da arte. Esta podia ser uma das muitas interpretações da imagem que representa o fórum Esfera(s), cuja primeira edição teve lugar no Convento São Francisco, em Coimbra, e juntou cerca de 250 pessoas para refletir sobre os temas da cultura e da sustentabilidade.

As representações da imagem do fórum Esfera(s), materializadas através de construções em materiais reutilizáveis, podiam ser vistas em vários locais da Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, ao mesmo tempo que o grupo Ligados às Máquinas, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, enchia a sala de música e de aplausos. Os debates sobre os vários temas, através de sessões plenárias, concertos ou oficinas práticas, foram também o ponto de partida para o evento, que pretende ter lugar anualmente, numa organização bipartida entre Coimbra e Santos, no Brasil.

"A responsabilidade que as instituições têm na salvaguarda dos princípios da inclusão, sustentabilidade e da beleza, que se traduzem na promoção do bem-estar das populações" é determinante, e demonstra-se em eventos como o Fórum Esfera(s), explica o Reitor da Universidade de Coimbra. De acordo com Amílcar Falcão, reconhece-se, assim, "o papel determinante que as atividades culturais possuem na construção de um mundo melhor". "Arte, Cidadania Ativa e Responsabillidade Social" foram três princípios destacados pelo responsável que, enquanto objetivos do evento, são também "pilares que sustentam um propósito programático que é igualmente caro à UC".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou ativar os cookies no navegador

O objetivo do evento passou por "promover a reflexão, o diálogo e a formação em torno da cultura, da sustentabilidade e da responsabilidade social das gerações futuras". De acordo com o Vice-Reitor da UC para a Comunicação, Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, "é natural que o princípio da sustentabilidade se alargue a outras áreas e a cultura é uma delas. É um desafio maior". O responsável acrescenta ainda que se pretende "refletir com pessoas que estão no terreno e para as quais a cultura é um ascensor social".

A iniciativa foi destinada a professores, estudantes e criadores, e centrou-se nos tópicos Ecoacting, Sustentabilidade, Formação, Experimentação, Responsabilidade social e Arte(s), que deram origem à sigla Esfera(s). A organização foi da Universidade de Coimbra e contou com os Ministérios da Educação e da Cultura (através do Plano Nacional das Artes), a Câmara Municipal de Coimbra, o Ministério da Cultura do Brasil (através do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional – IP), a Prefeitura de Santos (Brasil) e a Universidade de Santa Cecília (Brasil) como parceiros institucionais.

Mais informações sobre o Esfera(s) aqui.