Final da competição Bot Olympics decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro

10 fevereiro, 2020≈ 4 mins de leitura

© DR

A final do evento educativo e formativo Bot Olympics decorre na praça central do centro comercial Alma Shopping nos dias 15 e 16 de fevereiro. A iniciativa tem como principal objetivo dar a conhecer o mundo da robótica e promover a área da engenharia eletrotécnica perante a comunidade estudantil.

O dia 15 de fevereiro vai ser dedicado aos mais novos e recebe o Bot Kids e o dia 16 de Fevereiro recebe a grande final da Competição das provas de FCTUC, Bot ‘n Roll e ISR.

O Bot Kids será um evento aberto a todas as crianças que queiram participar e não exige pré-inscrição. A iniciativa decorre das 1oh às 18h e consiste num dia repleto de desafios e demonstrações para que todos possam estar em contacto direto com o mundo da robótica e da programação.

À semelhança do ano passado, a grande final vai ser no dia 16, data em que vão competir os alunos das escolas inscritas de todo o país. O início das competições será às 10h e a sessão de encerramento com os vencedores a subir ao palco será às 19h.

O Bot Olympics é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC). Decorre em ambiente hackathon, durante quatro dias, em que os participantes vão ser desafiados a desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas.

Este ano o Bot Olympics ganhou a certificação do Selo Portugal INCoDe 2030 pelo seu contributo para a capacitação das competências digitais no nosso país, que segundo a organização pretende cativar as mentes mais jovens para uma área enorme e de futuro tecnológico, como a programação e a robótica.

Trata-se de uma competição única em Portugal que reúne participantes de uma ampla faixa etária, desde alunos do 3.º ciclo a estudantes do ensino superior.

Os prémios atribuídos vão passar pela oferta de materiais tecnológicos, culturais e bilhetes para os principais festivais nacionais.

Para a edição deste ano, o evento vai contar com o envolvimento de cerca de 200 pessoas, entre os 140 participantes da competição, docentes desde o ensino básico ao superior, mentores, júris e staff. Ao longo das edições anteriores, o evento contou com a participação de mais de 400 participantes de 10 distritos, que resultou em cerca de 130 prémios entregues. Foram mais de 70 entidades parceiras e 30 escolas.

Para mais informações consulte a página do evento.

Dispositivos móveis
Dispositivos móveisF. Fernandes com Bot Olympics