FEUC elege novo Diretor

A eleição foi concretizada na sequência da apresentação (a 10 de abril) à comunidade académica do seu Programa de Ação, intitulado “Agir no presente para construir a FEUC do futuro”.

FF
FEUC
15 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

José Manuel de Oliveira Mendes

© DR

A Assembleia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) elegeu, por unanimidade, dia 12 de abril, o seu novo Diretor: José Manuel de Oliveira Mendes, Professor Catedrático desta instituição de ensino superior.

A eleição foi concretizada na sequência da apresentação (a 10 de abril) à comunidade académica do seu Programa de Ação, intitulado “Agir no presente para construir a FEUC do futuro”.

Sociólogo de formação e docente da FEUC há 32 anos, José Manuel Mendes nasceu na Praia da Vitória (ilha Terceira, Açores) em 1963. Detém uma longa experiência letiva, de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de ocupação de cargos de Gestão.

Após o seu doutoramento (concluído em 2000, na FEUC) foi membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FEUC (2004-2006), da Secção de Bolonha da Comissão Coordenadora do Conselho Científico (2006), da Assembleia da FEUC (2017-2019) e do Conselho Científico da FEUC (desde 2020). É atualmente coordenador do Núcleo de Sociologia, tendo assumido esse papel em diversas ocasiões (2004-2006; 2019-2020; desde 2021). Foi ainda coordenador da Licenciatura em Sociologia (2017-2019) e seu cocoordenador (2004-2006).

É coordenador de vários cursos de segundo e terceiro ciclo: desde a sua fundação, coordena o Mestrado em “Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos” e o Doutoramento em “Território, Risco e Políticas Públicas”. É ainda coordenador de outros três programas de doutoramento: “Governação, Conhecimento e Inovação”, “Pós-colonialismos e Cidadania Global” e “Sociologia”.

É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde tem trabalhado nas áreas do risco, vulnerabilidade social, desastres e crise climática, planeamento, políticas públicas e cidadania. Tem uma vasta obra publicada, nacional e internacional. É ainda coordenador do Observatório do Risco (OSIRIS), sediado no CES, e foi Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais (2015-2024).

A tomada de posse do novo diretor da FEUC será agendada, oportunamente, pelo Magnífico Reitor.

Partilhe