Estudantes apresentam livro com propostas para reformular o Ensino Superior

Os estudantes juntaram um total de 184 propostas para apresentar ao governo e a estruturas ligadas ao Ensino Superior e à juventude em Portugal

15 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

São 184 propostas “para reformular o Ensino Superior (ES) em Portugal”. A Associação Académica de Coimbra (AAC) apresentou o livro “Educação: Uma Visão de Futuro” com o “objetivo claro de participar na definição do que vai ser o ES nos próximos quatro anos”.

O presidente da Direção-geral da AAC, Bruno Matias, explicou que as propostas recolhidas “versam acima de tudo em cinco capítulos: a reorganização da rede de ensino, a organização da gestão das universidades, a reforma do financiamento das instituições, a melhoria da qualidade da Ação Social e da qualidade da investigação”. Isto “sem deixar passar a internacionalização nestas áreas” acrescenta o dirigente estudantil.

O próximo passo é apresentar o documento ao governo

Entre as quase duas centenas de propostas recolhidas agora em livro, Bruno Matias destaca “a uniformização de parâmetros para a ação social direta e indireta”. Os estudantes defendem ainda “uma reorganização no que toca a competitividade”. De acordo com o presidente da DG/AAC, isto significa que se pretende “maior cooperação em vez de competição entre instituições”, de forma a “existir uma maior igualdade de oportunidades e uma maior oferta formativa aos estudantes sem pôr em causa a estabilidade coletiva do sistema”.

A ideia surgiu após a criação de uma plataforma de discussão tendo em vista as eleições legislativas do ano de 2015. “O próximo passo é apresentar o documento ao governo”, revela Bruno Matias. Mas não só. Os estudantes vão ainda “apresentar o documento ao conselho de reitores, ao conselho de coordenação dos politécnicos, a todas a estruturas que sejam agentes do ensino superior e da juventude de Portugal”.

O livro “Educação: Uma Visão de Futuro” vai estar disponível em formato físico – na livraria do edifício sede da AAC, e em formato digital, no sítio web da Académica. A apresentação realizou-se a 15 de julho, no Campo de Santa Cruz.