Dia do Antigo Estudante na Queima das Fitas 2023 junta gerações

O dia, e noite, extras no Parque da Canção juntou várias gerações de antigos estudantes da Universidade de Coimbra. Música e animação não faltaram mas foi pelo cariz social que muitos se juntaram ao evento.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
27 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Ana Machado e Fátima Lopes vieram juntas ao Dia do Antigo Estudante na Queima das Fitas. As duas cunhadas, terminaram cursos na Faculdade de Economia e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, respetivamente. Ao Parque da Canção chegaram juntamente com os filhos, atuais estudantes em Coimbra, "para conviver e para ouvir os Xutos", brinca Fátima Lopes. E "para matar saudades, reviver um pouco e pela causa solidária associada ao evento", acrescenta Ana Machado.

O Dia do Antigo Estudante de Coimbra na Queima das Fitas, iniciativa conjunta entre a Direção-geral da AAC, Comissão Central da Queima das Fitas 2023 e a Reitoria da Universidade de Coimbra, decorreu a 27 de maio. Um dia extra no cartaz das Noites do Parque, dedicado aos antigos estudantes, e que juntou algumas gerações para um lanche e concertos.

Xutos e Pontapés e Deixem o Pimba em Paz! estavam no cartaz, mas também a atuação de grupos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

O evento tem ainda um cariz solidário e as receitas do Dia do Antigo Estudante na Queim das Fitas de Coimbra vão contribuir para o recém-anunciado Fundo de Apoio Social António Luís Gomes, primeiro presidente da AAC e também Reitor da UC.

E foi o cariz solidário associado que chamou a participação de muitos dos antigos estudantes presentes. A ideia de "contribuir para que outros colegas possam continuar ou começar os seus estudos, só isso vale a pena", acredita a antiga estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Arabela Fabre. A mesma ideia tem Célia Cravo: "viemos com o intuito de comprar o bilhete e ir embora". Para além disso, a antiga estudante da Faculdade de Farmácia da UC acredita que "é muito enternecedor ver os atuais estudantes, a conversarem e a quererem acolher os antigos estudantes".

"É uma ligação entre gerações que é muito gira de ver", defende Célia Cravo. "Faz todo o sentido chamar à cidade [os antigos estudantes]", recorda Arabela Fabre. "É uma excelente iniciativa e quem se lembrou está de parabéns", acrescenta Arabela Fabre.