Bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian marcam encontro na Universidade de Coimbra

Na UC há um total de 165 bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian: oito de Bolsas PALOP, 15 das Bolsas Novos Talentos e 142 das Bolsas de Mérito.

Marta Costa
16 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) voltou a receber um encontro entre estudantes bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian, “uma entidade que apoia e premeia grandes projetos”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. O responsável mostrou-se “orgulhoso” de ter na UC tantos estudantes “com o nível e a qualidade” que as bolsas simbolizam. “Vocês são o futuro do nosso País”, frisou Amílcar Falcão para a plateia cheia do Student Hub da UC, onde se realizou o encontro.

Na UC há um total de 165 bolseiros da Fundação. São oito bolseiros de Bolsas PALOP, 15 bolseiros das Bolsas Novos Talentos e 142 bolseiros das Bolsas de Mérito. “Espero que aproveitem bem esta oportunidade”, desejou o Reitor da UC. Ao utilizar uma analogia desportiva, Amílcar Falcão defendeu ainda que “nem sempre o mais difícil é chegar ao topo. Às vezes o difícil é mantermo-nos lá”.

Também o administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, António Cruz Serra, afirmou estar “muito contente” com o número de bolseiros atuais. A nível nacional, de "75 bolsas [de mérito] por ano, são agora cerca de 650”, referiu o responsável. “É um esforço muito grande mas estamos muito contentes com o que tem sido a utilização [das bolsas]”, garantiu.

Atribuídas desde 1955, as bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian têm como objetivo apoiar estudantes de vários graus de ensino e diferentes áreas de estudo. Para mais informação sobre os programas, visite a página https://gulbenkian.pt/bolsas-lista/