Biblioteca Geral recebe doação de livro do século XVII

A obra "Comentários ao profeta Ezequiel", de Frei Heitor Pinto foi doada por Carlos Fortes à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a 22 de julho.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
25 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebeu a doação do livro Comentários ao profeta Ezequiel, de Frei Heitor Pinto, impresso no século XVII.

Frei Heitor Pinto foi professor de Escritura na Universidade de Coimbra (UC) e “foi um dos autores mais em voga no seu tempo. Era lido por toda a Europa”, explica Maia do Amaral, diretor adjunto da BGUC.

Não é a obra mais conhecida do autor, mas é uma edição que pode ser única no País, acrescenta o responsável. Trata-se de uma edição tardia, impressa em Colónia (Alemanha) que, de acordo com Maia do Amaral, “não parece existir em biblioteca nenhuma em Portugal”.

A obra ganha ainda mais importância por chegar à Biblioteca Geral da UC como uma doação. Carlos Fortes foi quem encontrou o livro, no meio de outras obras que estavam “para se deitar fora”, numa loja de artigos em segunda mão, em Leiden, na Holanda. Rapidamente se apercebeu que tinha em mãos uma peça relevante do património cultural português.

Eis o que pode fazer:

O doador começou por contactar a BGUC em outubro de 2019, mas a pandemia de Covid-19 atrasou a doação. Carlos Fortes, com receio de que a obra voltasse a ficar novamente perdida, está agora mais descansado. “É merecido que o livro esteja em casa. O seu valor é enorme, são 400 anos de história”.

A obra vai estar exposta na BGUC, todos os anos, entre 9 e 11 de junho, a pedido do doador. “Dia 9, que é o aniversário da minha filha, dia 10, de Camões e dia 11, que é o meu aniversário”.