Antropologia e desafios contemporâneos em ciclo de conversas na Biblioteca Geral da UC

"A Antropologia e os desafios do século XXI: das paisagens humanizadas à inteligência artificial" é um ciclo de conversas na BGUC, organizado pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde.

KP
Karine Paniza
05 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

O Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), organiza um ciclo de conversas sobre temas contemporâneos que junta a sociedade e o ambiente natural e construído. “A Antropologia e os desafios do século XXI: das paisagens humanizadas à inteligência artificial” conta com duas sessões e vai abordar temas pertinentes para a compreensão da interação entre humanos e seu entorno.

A primeira sessão, marcada para 5 de junho, às 18h00 na Sala de São Pedro, explora “as paisagens humanizadas: a coexistência entre macacos mona (Cercopithecus mona) e comunidades humanas (Homo sapiens sapiens) em São Tomé e Príncipe”. O evento vai contar com intervenções de Gonçalo Jesus e Catarina Casanova. A discussão foca-se na adaptação dos macacos mona às mudanças ambientais induzidas pela presença humana, bem como nas estratégias de conservação necessárias para preservar a biodiversidade local.

Já na segunda sessão, agendada para 19 de junho às 18h00, Gonçalo Santos e André Saramago vão abordar “Os desafios da Inteligência Artificial (IA)”. O intuito é examinar como a IA, um campo emergente da ciência da computação, está a moldar diversos aspectos da vida humana, desde o trabalho até as relações interpessoais e a saúde mental.

A entrada para o ciclo é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou neste formulário para a sessão do dia 5 de junho e aqui para o dia 19 de junho.