Abril Dança Coimbra, em quatro palcos da cidade

De 1 a 30 de abril, o festival está de regresso à cidade com espetáculos, oficinas, residências artísticas e exposições.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
15 março, 2023≈ 2 mins de leitura

A apresentação do festival contou com um ensaio aberto de TIME, de Aldara Bizarro, a nova criação do Teatrão.

© UC l Ana Bartolomeu

São cerca de três dezenas de iniciativas, desde espetáculos a oficinas, debates, exposições ou cinema. A dança volta a ser ponto de partida e chegada com o regresso do Festival Abril Dança Coimbra. A apresentação do programa decorreu na Oficina Municipal do Teatro e juntou as várias entidades envolvidas na organização do evento.

Uma “edição particular” do Festival Abril Dança Coimbra, explica o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos Oliveira. "Na perspetiva da prática, da reflexão, da investigação sobre a dança" o responsável acredita que o festival em 2023 traz novidades pois "coloca em ligação o ensino profissional e a profissionalização, coloca em relação agentes que não comunicavam tanto como as escolas de dança, de iniciação e aproximação à dança e trajetos profissionais de colaboração e partilha".

"Por outro lado, a própria escala do evento" é de destacar. São 27 iniciativas que, de acordo com o diretor do TAGV, "são um todo que é diferenciador naquilo que é a realidade da dança hoje".

Eis o que pode fazer:

O Festival Abril Dança Coimbra é uma coprodução do Teatro Académico de Gil Vicente, Convento São Francisco, Teatrão e A Escola da Noite e “tem a grande vantagem de reunir as estruturas que foram recentemente incluídas na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses”, relembra o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão. Este é um “exemplo do que se deve fazer, na articulação entre agentes com responsabilidade direta e primeira na cultura da cidade e região”, garante.

“O trabalho que se está a fazer de articulação é absolutamente essencial para robustecer a cultura que se faz em Coimbra, a produção que se faz, e a sua projeção para o exterior”, defende Delfim Leão.

A apresentação pública do programa foi precedida pelo ensaio aberto de TIME, de Aldara Bizarro. A nova criação do Teatrão vai abrir o Festival Abril Dança Coimbra.

Conheça a programação completa do evento em https://festivaladc.pt/