A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) também acontece em Alcobaça.

Este evento Antes da NEI, acontece no dia 22 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça, investigadores e investigadoras da Universidade de Coimbra apresentam atividades para despertar a curiosidade do público de todas as idades.

Conheçam as atividades presentes:

A dança da fotossíntese. Vamos?

Coordenadora: Ana Cristina Tavares (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Com um exemplo concreto sobre as caraterísticas e adaptações de uma árvore centenária, a "Eritrina, a heroína", retratado num conto a explorar no momento, é feita uma abordagem simples à fotossíntese nas plantas, seres autotróficos, com noções e explicações gerais e básicas, a evidenciar e vivenciar num jogo, que é uma dança, bem reativa. Para ir entendendo, assimilando e aprofundando conceitos de Biologia e qual a importância da fotossíntese para a Vida na Terra e a manutenção do Planeta.

Sinopse da atividade: A partir do conto da "Eritrina, a heroína" identificar noções de biologia, botânica e fisiologia, como a fotossíntese. Sabes o que é a Fotossíntese? Vamos ensaiar este processo, que é fantástico, numa dança, um jogo e ficarás a entender e também com muita energia! Uma ação educativa multidisciplinar, colaborativa, transversal, aplicável a qualquer público, em qualquer espaço, interior e/ou ao ar livre, e propõe-se ser continuada e complementada no tempo.

Uma noite de observação do céu: um encontro com a Lua, com Saturno e (quem sabe) algo mais.

Coordenador: João Fernandes (OGA - Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Proporcionar uma experiência de observação noturna, a olho nu e com auxílio de telescópio.

Sinopse da atividade: Esta atividade visa dar a conhecer alguns corpos celestes através da observação com telescópio. Será também chamada a atenção para objetos que são visíveis a olho nu, tais como constelações e algumas estrelas (exemplo: Estrela Polar)

Geodiversidade: Sabes onde estendes a toalha?

Coordenador: Gustavo Garcia (DCT – Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra):

Sinopse: Apresentação e acompanhamento na visita à exposição sobre "Geodiversidade: Sabes onde estendes a toalha?" no Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça.

Algas Marinhas, fonte de proteínas do futuro.

Coordenador: Leonel Pereira (DCV - Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra):

Objetivos da atividade: Divulgar o potencial das algas como fonte de proteínas alternativas, e do seu potencial nutracêutico.

Sinopse da atividade: Apresentar as principais características das algas marinhas, listar as espécies da flora Portuguesa passiveis de serem usadas na alimentação, as suas caraterísticas nutricionais, o seu potencial nutracêutico, exemplos pratos confecionados com algas, e uma demonstração prática da confeção de uma receita com algas.

Importância dos insetos na agricultura.

Coordenador: Rafael Carvalho (Centro de Ecologia Funcional)

Objetivos da atividade: Informar e sensibilizar sobre a importância económica, mas também ecológica, da diversidade dos insetos na agricultura.

Sinopse da atividade: Serão apresentados(as): esquemas e/ou diagramas sobre a diversidade e identificação dos diferentes grupos de insetos (os mais relevantes), eventualmente complementado por observação à lupa (ainda não confirmado); esquemas e/ou diagramas sobre o ecossistema agrícola e a sua integração no ecossistema natural e jogo(s) sobre/com insetos.

Um arco-íris na cozinha.

Coordenador: Sérgio Rodrigues (Departamento de Química da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Verificar experimentalmente que é fácil obter um indicador de couve-roxa e verificar as cores que assume com diferentes materiais.

Sinopse da atividade: Os participantes preparam um indicador de couve-roxa usando água morna e partindo com a mão as folhas de couve. Esse indicador será usado em soluções de vários materiais do dia-a-dia, permitindo classificá-los como ácidos ou básicos. Com os alunos mais velhos, professores e investigadores, poderemos discutir o comportamento das antocianinas, analisar as suas estruturas, e referir a complexação destas com metais.

Diferentes densidades na cozinha.

Objetivos da atividade: Verificar experimentalmente as diferentes densidades de materiais do dia-a-dia.

Sinopse da atividade: Os participantes colocam líquidos com diferentes densidades (mel, água e óleo alimentar) que não se misturam numa proveta. Depois registam onde ficam determinados sólidos colocados na proveta. Com os alunos mais velhos, professores e investigadores, poderemos discutir o comportamento dos materiais no que concerne às suas estruturas químicas. Podemos ainda incluir etanol no conjunto e verificar o efeito da agitação.