/ iiiUC Apoia / SeedProjects@UC / Projetos vencedores

Vencedores

DiMeR
Projeto Vencedor 2024

O Projeto DiMeR irá implementar em campo um laboratório molecular e analítico móvel, para estudar micróbios envolvidos na degradação de monumentos rochosos na área UNESCO de Coimbra. O projeto também estudará genes de resistência antimicrobiana que contribuem para a recolonização dos monumentos após a ocorrência de intervenções.

PARTICIPATE2ENGAGE
Projeto Vencedor 2023

PARTICIPATE2ENGAGE visa contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem de design centrada no ser humano através da co-criação de conteúdos de literacia em saúde.

O projeto tem como objetivo fomentar a autonomia na tomada de decisões e o empoderamento dos cidadãos, através da criação de cultura científica e envolvimento da sociedade em dinâmicas de investigação participativa.

EOLOE
Projeto Vencedor 2022

Fungicidal Effects of Essential Oils in Low Oxygen Environments - An innovative approach to Heritage Conservation (EOLOE) apresentado pelo investigador Nuno Mesquita. Este projeto é uma abordagem inovadora para a preservação do Património Cultural através da incorporação de óleos essenciais com propriedades fungicidas e inseticidas em câmaras de esterilização para o controlo da contaminação de peças de História Natural. Este é um processo novo para o desenvolvimento de estratégias de conservação de coleções museologicas.

Pitch do Project

IMAGINÁRIA
Projeto vencedor 2021

IMAGINÁRIA: Valorização e Proteção Participativa do Património Escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, apresentado por Sandra Costa Saldanha do CHSC – Centro de História da Sociedade e da Cultura.

Este projecto irá fazer o diagnóstico de conservação e o restauro de várias obras do Património Escultórico da Universidade de Coimbra utilizando métodos inovadores. Irá ainda promover o turismo sustentável através da diversificação de percursos turísticos no Paço das Escolas, integrando performance artísticas diversas na sua divulgação.

Pitch do Projeto

Ver o que o passado (ou)viu
Projeto vencedor 2020

“Ver o que o passado (ou)viu"- Reconstituição espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra no século XVI, apresentado por Joana Antunes da FLUC.

Resumo do projecto

Pitch do projecto