/ Iniciativas / Destiiinations

Investigação em Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente no Horizonte Europa

No dia 20 de abril pelas 15h00 realizar-se-á uma sessão do Destiiiinations.

Esta sessão é dedicada às oportunidades de financiamento para a investigação no próximo programa-quadro de financiamento europeu dentro da Área Estratégica Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente. A apresentação do novo programa-quadro Horizonte Europa caberá aos Pontos de Contacto Nacionais da Agência Nacional de Inovação e da rede Perin, Maria João Fernandes e Margarida Santos, delegadas para o Cluster 6 “Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente” (Pilar II - Horizonte Europa). Alguns temas de discussão serão a cadeia de valor da Alimentação, Agricultura e Florestas, Mar, Ambiente e Recursos Naturais, Economia Circular e Bioeconomia.

Ficará a conhecer:

• As principais mudanças e desafios do Programa-Quadro Horizonte Europa,

• As próximas calls dentro do cluster 6 “Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente”

• As potenciais parcerias dentro destas áreas temáticas.

As principais mudanças e desafios do Programa-Quadro Horizonte Europa, As próximas calls dentro do cluster 6 “Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente”As potenciais parcerias dentro destas áreas temáticas.

A sessão contará também com intervenções pela Professora Helena Freitas, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, e pelo Professor Fausto Freire, coordenador do Centro para a Ecologia Industrial. Através da partilha por estes investigadores principais da Universidade de Coimbra da experiência em investigação e liderança em projetos europeus e colaborativos pretende-se abrir a discussão sobre os desafios associados à participação e à construção de projectos colaborativos competitivos.

A sessão será em Português e terá uma duração estimada de 1h00.

A inscrição para participar no evento deve ser feita neste link.

15.00h Boas-vindas
Cláudia Cavadas, Vice-Reitora para a Investigação na UC
15.05h

Horizonte Europa e as oportunidades de financiamento do Cluster 6 “Alimentação, Bioeconomia, Recursos naturais, Agricultura e Ambiente”