TeLPI: Prémio CEGOC 2015

03 janeiro, 2015≈ 2 mins de leitura

O PRÉMIO CEGOC 2015 foi atribuído ao trabalho intitulado “TeLPI – Teste de Leitura de Palavras Irregulares” da autoria de Lara Alves, Mário R. Simões (Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, CINEICC, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Cristina Martins (Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria; Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

O PRÉMIO CEGOC tem como objetivo distinguir a investigação no domínio dos testes e de outros instrumentos de avaliação psicológica e premiar trabalhos centrados em instrumentos de avaliação originais, em língua Portuguesa.

O TeLPI é um instrumento de avaliação da Inteligência Pré-Mórbida.

Referências

1. Alves L. (2013). Estimação da inteligência pré-mórbida: Construção, validação clínica e normalização do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI) [Estimating premorbid intelligence: Construction, clinical validation and standardisation of the Test of Irregular Word Reading (TeLPI)]. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tese de doutoramento (Psicologia/Neuropsicologia). (Bolsa de doutoramento FCT: SFRH/BD/37748/2007/Psicologia)
  2. Alves, L., Martins, C., & Simões, M. R. (2018). Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI): Manual [The Irregular Word Reading Test - TeLPI: Manual]. Hogrefe. [commercial edition].

Para saber mais sobre o TeLPI (e.g., características, estudos, publicações) consultar neste site, a secção “Testes Psicológicos” (“Inteligência”) e, ainda: https://www.hogrefe.com/pt/shop/teste-de-leitura-de-palavras-irregulares.html