O Centro de Estudos Sociais (CES) e o Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra (UC) organizam três eventos internacionais que se debruçam sobre a relação entre emoções e política. Este tema assume grande relevância face ao crescente impacto da polarização política, às mudanças de equilíbrio político-partidárias, bem como à emergência e crescimento de forças populistas e extremistas. Várias personalidades de renome na academia internacional reúnem-se em Coimbra para aprofundar esta temática, na semana de 22 a 26 de janeiro. A abordagem inter e transdisciplinar abrange áreas da Sociologia, Psicologia, Ciência Politica, Filosofia, entre outras Ciências Sociais e Humanas.

A União Europeia abriu uma linha de investigação intitulada ‘Política emocional das democracias’ que, a partir de 2024 e durante três anos, financia quatro consórcios internacionais. Estes estarão presentes no dia 23 de janeiro no CES para criação de sinergias de investigação, conjuntamente com um quinto consórcio que investiga a construção do contrato social na Europa. No total estão representadas 48 instituições académicas e um investimento de mais de 14.5 milhões de euros.

Este evento surge da pareceria entre a equipa do CES, coordenada por Cristiano Gianolla, e a equipa do CINEICC, coordenada por Lisete Mónico. Os dois centros integram o consórcio ‘PROTEMO - Dinâmica emocional das políticas de proteção numa era de insegurança’, cuja reunião de lançamento, coorganizada em parceria com a Universidade de Saarland (Alemanha), terá lugar dia 22 de janeiro na Faculdade de Psicologia e de Ciência de Educação da UC (FPCEUC).

Da parceria entre o CES e o CINEICC resulta também o Colóquio Internacional do projeto UNPOP sobre ‘Emoções, Narrativas e Identidades em Política, Populismo e Democracia’, que terá lugar na FPCEUC entre 24 e 26 de Janeiro e contempla várias sessões de acesso aberto e gratuito. Este evento pretende debater em profundidade a relevância e o impacto das emoções na política nacional e internacional, de forma a compreender as dinâmicas que geram o comportamento político e potenciar as teorias e instituições democráticas. O Colóquio representa a consolidação de três anos de investigação no âmbito do projeto UNPOP, assim como a preparação para uma nova etapa de integração dos resultados alcançados em novos e complementares desafios.

1) SYNERGY CREATION IN EMOTIONS & POLITICS RESEARCH IN EUROPE

Evento aberto ao público, a decorrer dia 23/01/2024 no CES (Sala 1), das 9h30 às 13h00. Os Investigadores Principais de cada projeto vencedor da call Horizonte Europa 2023 na linha 'The emotional politics of democracies' irão realizar uma apresentação do seu projeto, seguida de discussão e promoção de sinergias de investigação na área das emoções, políticas e intervenção societal.

O programa completo pode ser consultado aqui (Pre-Colloquium Conference). Em breve disponibilizaremos uma nota de imprensa destacando o papel do CINEICC, do CES e da UC na organização deste evento, que reúne 5 projetos europeus do Horizonte Europa e um público internacional qualificado na discussão do papel das emoções na política e intervenção societal.

Organização: CES (Cristiano Gianolla) e FPCE-UC/CINEICC (Lisete Mónico).

2) COLÓQUIO INTERNACIONAL 'EMOTIONS, NARRATIVES AND IDENTITIES IN POLITICS, POPULISM AND DEMOCRACY'

Realizar-se-á na FPCE-UC nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2024, no âmbito do projeto UNPOP, e contará com as seguintes sessões plenárias, abertas a toda a comunidade académica:

Dia 24

• 12h00-13h00 (Anfiteatro FPCE-UC): Emotions and Politics: Ancient questions, new answers. Keynote: George Marcus, Emeritus Professor at Williams College, Massachusetts.
  • 17h30-18h30 (Anfiteatro FPCE-UC): Everyday Populism: Affect, belonging and the idiom of popular sovereignty. Keynote: Paolo Cossarini, Researcher at the Department of Constitutional Law, Political Science and Administration, University of Valencia.

Dia 25

• 12h00-13h00 (Anfiteatro FPCE-UC): Resentful emotions and precarious political identities in the era of grievance politics. Keynote: Tereza Capelos, Associate Professor at the University of Southampton.
  • 16h30-17h30 (Anfiteatro FPCE-UC): Decolonizing populism? Democratizing responsibility? Imperial rhetoric, critical uses of the past, and the construction of a community of implicated subjects. Keynote: João Figueiredo, Käte Hamburger Kolleg, University of Münster.

Dia 26

• 12h00-13h00 (FPCE-UC, Room 4.1): Populism: Between the context and the form? Keynote: Emilia Palonen, Senior University Lecturer at the Faculty of Social Sciences, University of Helsinki.
  • 16h30-17h30 (FPCE-UC, Room 4.1): Populist Attitudes: The state of the field. Keynote: José Santana Pereira, Associate Professor at the ISCTE-University Institute of Lisbon.

A participação em cada sessão plenária é gratuita e terá lugar a um certificado de participação, emitido pela Comissão de Organização do Colóquio mediante registo, no local, do nome do/a participante e respetivo endereço de e-mail.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Organização: Projeto UNPOP, FPCE-UC/CINEICC (Lisete Mónico) e CES (Cristiano Gianolla).

3) ROUND TABLE & OPEN SOCIAL DEBATE

O evento realizar-se-á no dia 25/01/2024, das 18h30 às 20h00 no Salão Brazil, Largo do Poço, n.º 3, 1º andar), sendo aberto a toda a comunidade académica e extra-académica. Conferirá, igualmente, certificado de presença. Contará com os seguintes investigadores convidados: Emilia Palonen, George Marcus, João Figueiredo, José Santana Pereira, Paula Dihel, Paolo Cossarinia e Tereza Capelos (moderação: Gaia Giuliani).