Comissão Organizadora:

Cristina Costa, Isabel Figueira, João Garrido de Oliveira, María Mesa Fernández, Margarida Pedroso de Lima, Micaela Stuart Borges, Miriam Bernardino, Tânia R. Santos.

Comissão Científica:

Ana Coimbra, Ana Jorge, Albertina Oliveira, António-José Gonzalez, Carolina Alejos, Cristina P. Vieira, Diana Mota, Diana Seabra, Filipa Narciso, Inês Pinto, Liliane Viegas, Lisa Bompastor, Rita Aguiar, Rute Esteves, Sónia Malaquias, Vicky Karkou (convidada especial).

Quinta-feira (20 Junho) – Corpo e Memória

13:30 – Abertura do secretariado (Sala 4.2)

14:15 – Abertura dos trabalhos – Corpo: histórias em Movimento: O Estado da arte:

• Profª. Doutora Paula Paixão (Diretora da FPCE-UC)
  • Profª. Doutora Margarida Lima (Coordenadora do Curso de Formação em Fundamentos de Psicoterapia por Dança e Movimento da FPCE-UC)
  • Profª. Doutora Isabel Figueira (Representante da Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia)

15:00 - 17:15 – Workshop 1 – Flow Emocional (com Rute Esteves; Sala 4.5)

Pausa saudável

17:45 - 20:00 – Workshop 2 – Movimento e Saúde Mental (com Liliane Viegas; Sala 4.1)

Sexta-feira (21 Junho) – Corpo e Emoção

09:30 – Conferência: Movimento, Neurologia e Psicoterapia (com Sofia Duarte; Sala 4.2)

10:30 - 13:00 – Workshop 3 – Espelhamento e comunicação não verbal (com Diana Seabra; Sala 4.5)

13:00 - 14:00 – Pausa para almoço

14:00 - 16.30 – Workshop 4 – Movimento e intervenções não-verbais (com Ana Jorge; Sala 4.5)

17:00 - 19:00 – Comunicações livres e Posters (Sala 4.2 e corredor do piso 1; ver regras de submissão)

Sábado (22 Junho) – Corpo e Encontro

10:30 – Mesa redonda: Terapias Expressivas, que futuro em Portugal? (com a participação especial da Profª. Dra. Vicky Karkou e moderação da Prof. Dra. Isabel Figueira; Sala 4.1)

• Investigação europeia em Dança Movimento Terapia (com Dra. Ana Coimbra);
  • Terapias expressivas (com Prof. Dr. António Gonzalez)
  • Dança na medicina e em contexto hospitalar (com Profª. Dra. Inês Pinto)
  • A importância da Arte na Universidade (com Profª. Dra. Margarida Pedroso de Lima)

14.30 -16.30 – Workshop 5 – À descoberta do eu: improvisação em DMT (com Diana Mota; Sala 4.1)

19:00 – Encerramento das Jornadas (Sala 4.1) com a colaboração do Grupo de Expressão Dramática InterDito

Inscrições:

Pagamento:

Lotação: cerca de 50 participantes por atividade.

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Rua do Colégio Novo

3000-115 Coimbra

Nota: as sessões decorrerão no edifício principal da FPCE-UC, nas salas: 4.1, 4.2 e 4.5.

Regras de submissão comunicação livre ou poster

A Comissão Científica convida todos os profissionais, estudantes e investigadores que desenvolvam conhecimento nas áreas afins aos temas das Jornadas, a submeter os seus trabalhos em formato de comunicação livre ou poster, até dia 31 Maio de 2024 para o endereço: dmtcoimbra@gmail.com

As comunicações e os posters a serem selecionados pela Comissão Científica do encontro, deverão remeter e contribuir para o tema global das jornadas. Estes deverão estar organizados contendo, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

1. Título.

2. Autores e respectiva afiliação.

3. Abstract/Resumo (com Palavras-chave, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões/Discussão, Referências Bibliográficas).