Recuperar o valor do livro, tanto no quadro da educação dos de estudantes como no da formação de professores, constitui uma preocupação relevante em alguns sectores do ensino. No pressuposto de que a leitura é um poderoso exercício, potenciador do pensamento crítico, insiste-se na importância desse objeto, que tem assumido diversas formas e registos. Na sessão que se propõe, estará em destaque a ideia de que a palavra “livro” nos faz invocar, de imediato, o seu corpo; a capa será invocada – se o for – por acréscimo. Por outro lado, retemos a autoria do corpo, mas negligenciamos a autoria da capa. E, contudo, a capa faculta-nos, muitas vezes, a primeira impressão do livro, que nos pode conduzir ao seu corpo ou afastar-nos dele. Detenhamo-nos, então, na “capa que abraça o livro”, sob orientação de uma autora e investigadora na área.

Ana Boavida é designer gráfica e professora na Universidade de Coimbra no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Lecciona nos cursos de Licenciatura e de Mestrado de Design e Multimédia. É membro titular do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), é designer sénior e investigadora do Laboratório de Design e Visualização Computacional (CDV Lab). Investiga nas áreas de Design Gráfico, Teoria do Design, Tipografia, Ilustração e Visualização de Informação. Interessa-se também pela prática do design, criatividade e educação em design. Desenvolveu projetos nas áreas de Identidade Visual, Design Expositivo e Editorial em países como Portugal, Reino Unido e EUA. Recebeu vários prémios internacionais, incluindo vários Red Dot Design Awards, American Institute of Graphic Arts — AIGA 50 Books/50 Covers, Prémio de Excelência em Tipografia e Ilustração pela revista norte-americana Communication Arts, Directors and Art Directors — D&AD Awards, European Design Awards, entre outros. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições, revistas e livros didáticos de design nacionais e internacionais.

mais informação (278 kB)