Universidade de Coimbra e Universidade de Macau criam laboratório para estudar envelhecimento cognitivo

LX
Lara Ximenes
13 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Jornal SOL

A par da concretização do laboratório, a parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Macau representa a partilha de projetos e intercâmbio de investigadores. A estrutura de investigação visa dar resposta às necessidades geradas pelo envelhecimento demográfico e pelo aumento da esperança de vida.

Em fevereiro deste ano, a Direção dos Serviços de Estatística e Censos estimou que, em Macau, ainda em 2023, o número de idosos ultrapassaria o número de jovens. Na região administrativa especial da China, prevê-se que as pessoas com 65 ou mais anos representem 20,9% da população em 2041. No entanto, esta já é uma realidade em Portugal, onde 23,4% dos residentes tem uma idade igual ou superior a 64 anos.

Para além do laboratório, através do qual se desenvolverão projetos conjuntos, está ainda prevista a criação de uma proposta de programa de doutoramento na área das ciências do cérebro, envolvendo as Faculdades de Medicina das duas instituições.

A formalização do acordo ocorreu numa visita de dois dias ao território por João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro.