Carlos Miguel Marto distinguido com a ON/ESSKA Literature Grant Future of Cartilage

06 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Carlos Miguel Marto, docente e estudante de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) ganhou o ON/ESSKA Literature Grant Future of Cartilage. A bolsa foi atribuída pela Orthoregeneration Network (ON) Foundation* para suportar o desenvolvimento e publicação do trabalho “Cartilage regeneration technologies: a scoping review and future directions”.

O projeto, que será desenvolvido juntamente com a docente da FMUC, Anabela Paula e com o investigador da Universidade do Minho, Joaquim Miguel Oliveira, visa identificar as abordagens terapêuticas emergentes para a regeneração da cartilagem, através da análise do conhecimento disponível. Os investigadores pretendem ainda identificar as lacunas nas tecnologias existentes e as áreas de investigação futuras.

As lesões da cartilagem podem ser resultantes de atividades diárias, prática desportiva, envelhecimento, doença ou predisposição genética. Estas patologias têm um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes, devido às limitações físicas e dor associadas. A cartilagem possui uma capacidade de autorregeneração limitada, pelo que as abordagens terapêuticas são fundamentais para o tratamento destes doentes. Embora existam diversas técnicas disponíveis para tratar estas lesões, todas apresentam limitações importantes. Consequentemente, existe uma necessidade imperiosa de inovar e desenvolver novas tecnologias para a abordagem das lesões da cartilagem.

*A Orthoregeneration Network é uma fundação internacional com sede na Suiça que visa promover a investigação, prática clínica e networking nas áreas da regeneração óssea e articular.