/ Quem Somos

Lèlita Santos
Core CV

Descrição

A inflamação é um importante tópico clínico e de investigação, envolvendo, em resposta a uma agressão, um conjunto complexo de interações entre fatores solúveis e células que podem surgir em qualquer tecido. Este processo, normalmente, leva à recuperação e à cura. No entanto, se a destruição direcionada e a reparação não forem adequadamente faseadas, a inflamação pode conduzir a danos tecidulares persistentes.

Os Biomarcadores são indicadores funcionais, moleculares/bioquímicos de processos fisiológicos ou patológicos. Uma área crucial da medicina personalizada, é o uso de biomarcadores para fornecer informações vitais na determinação do prognóstico da doença, na previsão da resposta a terapias, no estabelecimento de fatores de risco e também interações e reações adversas a medicamentos.

A missão deste grupo é investigar os mecanismos celulares da doença, a fim de estabelecer novos biomarcadores envolvidos em múltiplas patologias induzidas por inflamação durante toda a vida humana, esclarecendo vias ligadas a cada doença específica. Como uma equipa multidisciplinar, pretendemos vincular a nossa compreensão clínica da doença e a interação entre doença e biomarcadores.

O nosso grupo abrange uma ampla gama de conhecimentos em medicina, biologia celular e molecular, cancro, ciência reprodutiva e imunologia. Estabelecemos colaborações a nível nacional e internacional com diferentes grupos de investigação (Universidade de Toronto; Instituto Português de Oncologia do Porto; Nova Medical School, de Lisboa, CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde Universidade do Porto e o Centre Hospitalier Universitaire de Montpellier, França).

Atualmente, os principais alvos do nosso grupo englobam envelhecimento, alergia, odontologia, obesidade, diabetes, cancro urológico, cancro cerebral, distúrbios da gravidez e doenças respiratórias e renais.

Membros Integrados

Estudantes PhD