Missão

O Departamento de Matemática forma estudantes em áreas puras e aplicadas da Matemática e Ciências da Computação, promovendo um ensino aberto às relações com outras disciplinas. É nosso objetivo criar matemáticos que denotem profunda compreensão e criatividade no desempenho das suas futuras carreiras no ensino, na investigação, nos Serviços, na Banca, nos Seguros, na Informática, nos estudos estatísticos ou em equipas interdisciplinares.

O Departamento de Matemática é também responsável pela lecionação da quase totalidade de disciplinas de Matemática dos cursos da FCTUC, assim como das disciplinas de Matemática das Faculdades de Farmácia e Direito.

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

Eis o que pode fazer:

Refletindo o grande desenvolvimento da moderna matemática, as atividades de investigação cobrem um vasto leque de domínios quer de caráter aplicado – análise numérica, computação, estatística, otimização – quer de outros que se dedicam ao estudo de questões teóricas fundamentais, como a álgebra, a análise e a geometria. A atividade científica dos professores do Departamento de Matemática, coordenada essencialmente pelo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, tem obtido as mais altas classificações em avaliações efetuadas por júris internacionais designados para o efeito pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O desenvolvimento da Matemática está no cerne do progresso científico e tecnológico. O Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra continuará a contribuir para este desenvolvimento.

Órgãos de Gestão

José Augusto Mendes Ferreira