Antigo aluno do DMUC distinguido com o Sloan Research Fellowship 2018

22 fevereiro, 2018≈ 2 mins de leitura

Afonso Bandeira

Afonso Bandeira, um antigo aluno do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra foi um dos distinguidos, na área da Matemática, com o Sloan Research Fellowship 2018. Este reconhecimento premeia os mais promissores investigadores de diferentes áreas científicas, atualmente a desenvolver trabalho de investigação nos Estados Unidos da América e Canadá.

O Professor Afonso Bandeira estuda algoritmos que extraem informação de grandes quantidades de dados não estruturados. Apesar das bases de dados gigantes que hoje existem terem o potencial para revolucionar a nossa compreensão do mundo, os desafios computacionais inerentes em analisar tais bases de dados não são actualmente bem compreendidos e é possível que imponham barreiras fundamentais à aprendizagem através de dados. O trabalho de Afonso Bandeira estuda os limites de inferência estatística sob restrições computacionais. Num primeiro plano, tem-se focado em problemas com uma estrutura algébrica rica, um exemplo sendo como reconstruir uma molécula através de inúmeras imagens de fraca qualidade (Cryo-Electron Microscopy).