Abertas as candidaturas ao Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias - GeoPlaNet

A segunda edição do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias - GeoPlaNet tem início em setembro de 2024.

22 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

As candidaturas estão abertas até 15 de fevereiro de 2024, e podem ser efetuadas através do site https://geoplanet-impg.eu/en/apply . O panfleto pode ser consultado aqui.

O EMJM GeoPlaNet (MEMGP) tem por objetivo promover o ensino das Geociências Planetárias a nível europeu, face ao enorme progresso da exploração espacial ocorrido nas últimas décadas. Proporciona aos estudantes uma formação sólida nas diferentes áreas envolvidas numa missão de exploração espacial, desde a sua conceção e planeamento, passando pela implementação e coordenação e culminando na análise e interpretação dos dados recolhidos.

A primeira edição do Mestrado arrancou no presente ano letivo, na Universidade de Coimbra, nos departamentos de Física, Matemática e Ciências da Terra, onde decorre o primeiro semestre. Seguidamente passará por Pescara (em Itália) e Nantes (em França)

O Mestrado tem permitido, igualmente, a oportunidade dos estudantes desenvolverem atividades complementares e em paralelo com a própria formação. Foi o caso da participação de quatro estudantes do MEMGP (Sarah Cader, Mariia Utkina, Jakub Morawski e Victor Lopez ao centro, na foto) na 6.ª edição da CASSINI Hackathon (https://www.cassini.eu/hackathons/portfolio). A respectiva equipa apurou-se para a final com um desafio intitulado EscapeWar.net, um projeto centrado em avaliar o nível de perigo numa zona em guerra, com base na deteção remota (imagens Sentinel-2), na aprendizagem automática e na informação fornecida pelos utilizadores.

A equipa dos estudantes do MEMGP participou ainda na final internacional que teve lugar no dia 9 de novembro. Embora não tenha sido uma das três equipas escolhidas, os estudantes do MEMGP tiveram um desempenho de destaque.