XXXVIII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Decorreram entre 6 e 12 de setembro de 2023 as XXXVIII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), no Rio de Janeiro.

24 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Equipa portuguesa

© © DR

A equipa portuguesa foi composta por quatro estudantes do Projeto Delfos. A equipa conseguiu um excelente resultado, tendo arrecadado para Portugal uma medalha de prata e três medalhas de bronze. O Rafael Inácio, aluno do 12º ano no ano letivo 22/23, obteve a medalha de prata de Portugal. A Laura Muliar (12º ano em 22/23), o Rui Rodrigues (12º ano em 22/23) e o Tomás Faria (10º ano em 22/23) obtiveram cada um deles uma medalha de bronze.

Participaram também na equipa portuguesa o Professor António Salgueiro (líder da equipa), do Departamento de Matemática da FCTUC, e o estudante de doutoramento Nuno Arala Santos (tutor dos estudantes da equipa), a estudar na Universidade de Warwick. O líder da equipa e o tutor colaboraram no processo envolvendo a correção e classificação das provas.

Na classificação por países, Portugal ficou em 5º lugar na tabela desta competição. Estas e outras informações estão disponíveis na página de notícias da FCTUC e no comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Projeto Delfos dá os seus muitos parabéns aos quatro jovens olímpicos!