XXXV Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

24 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

XXXV Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Entre os dias 13 e 22 de Novembro, decorreram as XXXV Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática. Este importante evento decorreu em modo online, devido à pandemia.

Esta edição das Olimpíadas Ibero-Americanas foi organizada no Peru, país onde a competição deveria decorrer caso o mundo não estivesse sujeito à pandemia de Covid-19.

A equipa portuguesa foi composta por quatro estudantes, que trouxeram para Portugal um palmarés brilhante: duas medalhas de ouro e duas de bronze. O Pedro Dias e o Rui Wang obtiveram as medalhas de ouro. O Pedro Costa e o Leonardo Tavares obtiveram as de bronze.

O Pedro Dias e o Rui Wang são estudantes no primeiro ano do ensino universitário que participaram durante muitos anos no Projeto Delfos, até à conclusão dos seus estudos no ensino pré-universitário.

O Pedro Costa e o Leonardo Tavares são estudantes do ensino secundário que também são assíduos participantes nos estágios do Delfos. O Pedro Costa está no 12º ano (Esc. Sec. de Ponte de Lima), e o Leonardo Tavares está no 11º ano (Escola Básica e Sec. D. Filipa de Lencastre, Lisboa).

Participaram também na equipa portuguesa os seguintes professores do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra: Joana Teles (líder da equipa), Alfredo Costa (tutor dos alunos) e António Salgueiro (Observador A). O tutor e o observador colaboraram com a líder da equipa no processo envolvendo a correcção e classificação das provas.

Passarão em breve 20 anos desde que o Projeto Delfos começou a preparar e seleccionar os estudantes das diversas competições Olímpicas Internacionais. Esta é mais uma ocasião para celebração. O Projeto Delfos dá os seus muitos parabéns aos quatro jovens estudantes!