XXXIII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

30 setembro, 2018≈ 2 mins de leitura

LogoOIAM2018

Decorreram em La Rábida (Espanha) e Monte Gordo (Portugal) as 33.ªs Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, de 21 a 29 de setembro de 2018, numa organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española.

A equipa portuguesa obteve uma medalha de ouro, duas de prata e uma menção honrosa. Os elementos da equipa foram os estudantes Ana Guerreiro (12º ano, Loulé), Kevin Pucci (11º ano, Chaves), Pedro Fernandes (12º ano, Pombal) e Rodrigo Andrade (11º ano, Matosinhos). O Pedro Fernandes conquistou uma medalha de ouro, o Kevin Pucci e o Rodrigo Andrade alcançaram uma medalha de prata, e a Ana Guerreiro recebeu uma menção honrosa. Além destes jovens, o professor do DMUC Gonçalo Gutierres, e o estudante de doutoramento João Santos, do programa Inter-Universitário Coimbra-Porto de Doutoramento em Matemática, fizeram parte da equipa, na qualidade de líder e vice-líder, respetivamente.

O Projeto Delfos,  que desde há 17 anos prepara e seleciona as equipas participantes nas competições olímpicas internacionais de Matemática, dá os parabéns a estes quatros jovens!