LXIV Olimpíadas Internacionais de Matemática

15 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

Logotipo da IMO 2023

© https://imo2023.jp/en/

Decorreram de 2 de Julho a 13 de Julho de 2023 as LXIV Olimpíadas Internacionais de Matemática, em Chiba, no Japão.

A equipa portuguesa foi constituída pelos délficos André Pinheiro (12º ano), Apolo Gomes (12º ano), Rafael Inácio (12º ano), Tiago Sousa (12º ano), Tomás Faria (10º ano) e Xingyu Zhu (11º ano), e ainda pela líder da equipa Joana Teles (professora no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra) e pelo vice-líder Nuno Arala (estudante de doutoramento na Universidade de Warwick).

O Rafael Inácio obteve uma medalha de bronze. O André Pinheiro, o Tiago Sousa, o Tomás Faria e o Xingyu Zhu obtiveram cada um deles uma menção honrosa.

No total, a equipa obteve 73 pontos.

Este ano, pela primeira vez, um problema proposto por Portugal foi escolhido para fazer parte de uma prova das IMO. Os autores do problema são Nuno Arala e Tiago Mourão, que no passado foram estudantes do Delfos.

A preparação e seleção das equipas portuguesas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática faz-se no Delfos. Os jovens estudantes encontram-se com regularidade no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, aproximadamente num fim de semana em cada mês, para receberem formação e apurarem as suas capacidades.

Para mais informações sobre a competição em Chiba e a participação de Portugal, leia-se o respetivo comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática, entidade que organiza a participação de Portugal na competição.

Muitos parabéns à equipa portuguesa!