LXII Olimpíadas Internacionais de Matemática

23 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

Logotipo da IMO 2021

Em 2021 o Projeto Delfos celebra 20 anos de existência, durante os quais tem sempre preparado e selecionado as equipas participantes nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM).  Neste ano, a equipa portuguesa na 62.a edição desta prestigiada competição internacional obteve uma medalha de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. As provas decorreram nos dias 19 e 20 de Julho de 2021.

Este ano, e tal como em 2020, a sede das provas foi em São Petersburgo, na Rússia. Tal como em 2020, mas ao contrário do que aconteceu antes de 2020, e devido à pandemia de Covid-19, os participantes realizaram as provas nos seus respetivos países.

Os elementos da equipa portuguesa foram os délficos Leonardo Tavares (11º ano, Lisboa), Marta Gonçalves (12º ano, Guimarães), Pedro Alves Antunes (12º ano, Santa Iria de Azóia),  Pedro Roque da Costa (12º ano, Ponte de Lima), Tiago Marques (11º ano, Santa Maria da Feira) e Tiago Mourão (11º ano, Santa Maria da Feira).

O Tiago Marques ganhou uma medalha de prata. O Pedro Roque da Costa e o Tiago Mourão ganharam uma medalha de bronze. O Pedro Alves Antunes obteve uma menção honrosa.

Além destes jovens estudantes, participaram na equipa: a professora do DMUC Joana Teles, como líder da equipa; o estudante de doutoramento João Santos, do programa Inter-Universitário Coimbra-Porto de Doutoramento em Matemática, como vice-líder; e ainda os professores do DMUC Cristina Caldeira e Alfredo Costa, ambos na qualidade de "Observador", colaborando com o líder e o vice-líder nalgumas tarefas.

A equipa portuguesa arrecadou um total de 60 pontos, tendo ficado em 54º lugar entre os 107 países participantes.

As provas da competição de 2021 foram de uma muito maior dificuldade quando comparadas com os anos mais típicos. Daí resultou, por exemplo, a pontuação absoluta mais baixa de sempre para a medalha de ouro com menor pontuação.

Informações detalhadas sobre os resultados da competição podem ser encontradas na página oficial das OIM (https://www.imo-official.org/).

O projeto Delfos felicita os seis valorosos olímpicos pelo seu grande empenho e exemplar participação!